Tempo de férias para crianças, adolescente e jovens – aquela pausa nos estudos e trabalhos escolares – pausa essa, necessária para repor as energias e ter liberdade para fugir da rotina dos horários pré-fixados. É um período para fazer o que mais gosta: selfie nas viagens e passeios e fazer novos amigos…

Tempo de férias para os trabalhadores significa período de descanso, ficar livre de parte do estresse advindo das pressões cotidianas da empresa, indústria ou comércio, do empreendimento… tempo para preservar a qualidade de vida. Afinal, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) entende que as férias são um direito essencial para garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

A rotina diária, durante todo um ano, é cansativa e nos expõe a

diversos fatores estressantes: mudanças e evoluções tecnológicas, política econômica e social, trânsito, violência, insegurança, incertezas, família, etc. Começa a faltar equilíbrio físico, emocional, espiritual, social e financeiro… corremos o risco de entrar no processo da conversão somática, ou seja, transferir para o organismo todo esse estresse e consequentemente sofrer com dores, doenças, depressão.

Mas, às vezes, não nos permitimos ter esse tempo para descansar; achamos que não merecemos ficar um tempo sem produzir, “sem fazer nada”, curtindo um pouco mais a vida e a família, ou até mesmo dormir um pouco mais. Daí arrumamos um trabalho pra fazer no tempo de férias, ou seja “enquanto descansamos, carregamos pedra”, ou então “vendemos” parte desse tempo. E quando o tempo termina, estamos tão cansados quanto antes, não convivemos com a família, desperdiçamos momentos que deveriam ser de paz, harmonia, afeto, alegria, reabastecimento de energias que geram saúde.

Então, que tal aproveitar esse período de férias para cuidar um pouco mais de nós, pra ficar de bem com a vida. Afinal, isso é necessário e nos é permitido. Para cuidar bem das pessoas que amamos, precisamos estar bem!

Boas férias!

Por Edna Custódio | Comportamento

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *