Veja 5 biografias de mulheres que vão te inspirar a ir em busca dos seus sonhos e se tornar protagonista da sua própria vida.

DIA 12 DE Novembro foi o Dia Nacional da Leitura, veja histórias de personalidades femininas que se tornaram protagonistas de suas trajetórias.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/10/5-biografias-de-mulheres-para-se-inspirar-no-dia-da-leitura mulheres de muita fibra e belas historias que inspiram

  1. Na biografia “Em busca de mim”, a atriz Viola Davis detalha sua trajetória da pobreza ao sucesso

Hoje (12) foi comemorado o Dia Nacional da Leitura, data que busca incentivar o hábito entre jovens e adultos. Por meio dos livros, é possível aprender, se divertir e se inspirar, ao entrar em contato com histórias de pessoas que se parecem com você ou que partiram do mesmo lugar e trilharam um caminho de sucesso. “É preciso ver uma manifestação física dos seus sonhos”, disse a atriz Viola Davis sobre a importância da representatividade em entrevista a um canal de televisão americano.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/10/5-biografias-de-mulheres-para-se-inspirar-no-dia-da-leitura/

1. Em busca de mim, de Viola Davis

A biografia de Viola Davis recompõe a trajetória da atriz para se tornar uma das mulheres mais reconhecidas dos Estados Unidos. Ela conta o caminho para encontrar a sua voz por meio da atuação enquanto lutava contra a extrema pobreza. “Tudo o que eu não podia expressar na minha vida, se expressasse no palco, era comemorado”, relembra em entrevista à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, produzida pela Netflix.

A estrela da série “How to Get Away With Murder” reflete como o racismo e o sexismo que sofreu desde pequena na cidade de Central Falls, no estado de Rhode Island, foram fundamentais para ela se tornar a forte mulher que é. “Eu nunca parei de correr, meus pés só pararam de se mover”, ela diz, se lembrando de quando precisava correr dos ataques racistas dos meninos brancos da escola.

2. Minha História, de Michelle Obama 

A biografia de Michelle Obama relembra a trajetória da ex-primeira dama dos Estados Unidos desde a sua infância até o fim do mandato presidencial de seu marido, Barack Obama, com a eleição de Donald Trump. A narrativa vai contra as tendências midiáticas de glamourizar sua atuação ao lado do marido, mas, principalmente, expõe a intimidade de Michelle em seus momentos de medos e inseguranças.

Como ex-aluna de uma faculdade de renome e trainee de um reconhecido escritório de advocacia norte-americano, ser uma das únicas mulheres negras em espaços de convivência, estudo e trabalho é um ponto de destaque ao longo da biografia.

3. Aprendizados: minha caminhada para uma vida com mais significado, de Gisele Bündchen

Gisele escreve, em sua biografia, suas experiências individuais em aprender a ter uma vida baseada em energização, conexão com a natureza e pensamentos positivos. Em cada capítulo do livro ela conecta um aspecto da sua vida – relacionamentos, família, autoconhecimento – aos acontecimentos da sua trajetória.

Modelo desde os 14 anos, a brasileira reflete como é viver em paz consigo mesma, transformando o livro em um guia sobre conhecer a si mesma e viver, de forma simples, a vida. “Eu saí desse processo com um sentimento de gratidão muito grande, com a crença de que eu posso fazer mais e com muito mais força”, Gisele conta em entrevista a Pedro Bial sobre o seu processo de produção.

4. Luiza Helena: a mulher do Brasil, de Pedro Bial 

O livro que conta a história de Luiza Helena Trajano, criadora da rede varejista Magazine Luiza, foi escrito por Pedro Bial no período da pandemia e lançado em junho de 2022. Ele conta desde a história de Luiza Trajano Donato, tia da empresária, que deu início ao negócio familiar até a sucessão da Magazine Luiza pelo primogênito de Luiza Helena, Frederico Trajano, que hoje é o CEO da empresa.

A biografia ainda fala da atuação dela para além da sua empresa, como na liderança de um movimento a favor da vacinação contra a Covid-19 no auge da pandemia. Ela também é presidente de um grupo de incentivo à participação feminina no mercado de trabalho e nas decisões políticas e de suporte às vítimas de violência doméstica, o Mulheres do Brasil.

5. Prólogo, ato, epílogo: memórias, de Fernanda Montenegro

A narrativa da vida de Fernanda Montenegro – nome artístico de Arlete Pinheiro da Silva – não só apresenta o que está por trás da vida da atriz brasileira, mas, principalmente, aborda os momentos importantes do cenário artístico do país no último século. Sua biografia traz aquilo que muitos que a conhecem questionam: o que a inspira na atuação, o que a levou ao sucesso e os bastidores de suas produções.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2022/10/5-biografias-de-mulheres-para-se-inspirar-no-dia-da-leitura mulheres de muita fibra e belas historias que inspiram