O valor de uma boa reputação é algo fundamental para a carreira profissional. Ainda mais agora, na era das redes sociais. Basta dar um “Google” que qualquer pessoa pode ter acesso as mais variadas informações sobre um profissional que deseja contratar.
Para construir uma credibilidade, porém, leva tempo e também é preciso um certo esforço. Mas, é fundamental que esse processo ocorra de maneira fluída e sincera. Forçar a barra para se autoafirmar pode ocasionar um efeito inverso. É preciso bom senso.
Muito mais do que grandes ações, construir uma imagem positiva no mercado é algo que demanda pequenos gestos cotidianos. Quer entender como a sua reputação é capaz de ser uma grande aliada para a construção de uma carreira sólida? Confira este artigo!
Qual a diferença entre reputação e imagem pessoal na carreira profissional?
A reputação vai muito além da linguagem, a expressão corporal e própria vestimenta da pessoa. Enquanto a imagem pessoal é composta de detalhes que compõe a figura de um profissional, a reputação está ligada ao caráter.
Como o indivíduo honra compromissos e acordos e se ele se comporta de maneira ética com seus parceiros, clientes, colegas e colaboradores. A reputação engloba a honestidade e as características comportamentais.
Para contribuir a formação de uma marca pessoal forte, listamos alguns dos principais atributos para que você trabalhe a sua reputação profissional.
Integridade
Se você não sabe fazer algo: assuma, aprenda ou contrate alguém que saiba. A honestidade não é importante apenas nos grandes gestos. Ela mostra sua força em pequenas atitudes cotidianas.
Quando algum cliente solicitar algo que você não se sente confortável para fazer, seja claro e diga isso. Não queira passar uma imagem segura quando, na realidade, você não sente essa segurança.
Portanto, não force a barra. Procure sempre se comportar de maneira verdadeira em qualquer situação. Não pense que a pessoa irá pensar que você não é um bom profissional, ao contrário: isso vai gerar ainda mais credibilidade.
Congruência
Uma boa reputação só terá credibilidade se ela for congruente com as suas ações. Essas ações, por sua vez, precisam ser pautadas em valores reais. Por isso, tem clareza do seu propósito.
Respeito
Dizem que o mercado de trabalho é cruel! Mas, será mesmo que precisa ser assim? As mudanças comportamentais andam tão intensas dentro dos ambientes organizacionais que essa cultura do “puxa tapete” anda cada vez mais démodé.
Procure ter uma atitude respeitosa e positiva. Respeitar colegas independente das posições hierárquicas, não oprimir ou diminuir colaboradores e valorizar as parceiras que você faz ao longa da sua trajetória são atitudes de extrema elegância!
Inteligência Emocional
Muitas vezes, a dificuldade em manter uma postura positiva, mora na falta de autoestima. Afinal, um profissional que tem consciência do seu valor dificilmente irá se perder em atitudes pouco louváveis. Trabalhar as próprias competências emocionais é vital para uma boa reputação. Mais do que isso: para a própria qualidade de vida!
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre empreendedorismo e carreira? Assine a nossa news!
Fonte: http://sbef.com.br/2018/10/24/reputacao-fator-chave-para-o-sucesso-na-carreira-profissional/