A reputação de marca é um dos ativos mais importantes para qualquer empresa. Saber administrá-la bem determinará a imagem comercial da instituição. E para uma boa gestão, é preciso manter uma série de estratégias, por meio de um envolvimento consistente e ativo na mídia.

Afinal, como marca, é preciso administrar bem sua reputação e a forma como isso chega ao público. Mas o que é uma boa reputação e como alcançá-la? Neste artigo, vamos analisar a importância desta estratégia e passar algumas dicas para manter o monitoramento sempre alinhado com a comunicação.

 

O que é gestão de reputação de marca?

A gestão da reputação de marca é um conjunto de atividades que visa influenciar o conteúdo das fontes de informação, produzidas por terceiros, com relação a algum objeto, pessoa ou evento.

Portanto, a gestão da reputação de marca é um processo para garantir que o nome e a imagem da empresa não seja prejudicado por repercussões na mídia, seja na imprensa, redes sociais ou em qualquer outro meio.

Uma das principais tarefas da gestão de reputação de marca é monitorar sistematicamente como as pessoas pensam e falam sobre sua organização em tempo real, alertando sobre qualquer conteúdo negativo antes que se torne uma crise e mapeando de perto os pontos positivos para saber o que está gerando bons resultados

 

Aqui estão algumas dicas sobre como administrar e fazer uma boa gestão de reputação de marca:

Monitore tudo sobre a marca

Apesar de parecer óbvio, esse é o primeiro passo para que uma boa gestão de reputação de marca aconteça com eficiência.

E, embora monitorar tudo o que está sendo dito na mídia possa parecer uma tarefa impossível, existem ferramentas que procuram por menções de uma marca em várias plataformas, incluindo mídias sociais.

Mantenha os olhos nas redes sociais

A confiança é a pedra angular de qualquer negócio de sucesso. Para construir uma marca, é preciso, primeiro, estabelecer a confiança dos clientes. E em um monitoramento, é preciso estar, onde as pessoas estão. Logo, é imprescindível buscar as mídias sociais como uma das ‘vitrines’ principais.

Assim, a empresa conseguirá identificar e reagir rapidamente a qualquer notícia de cunho negativo escrita ou comentada sobre a marca. Isso ajuda a garantir que a confiança do público no produto ou serviço permaneça constante.

Utilize análise de sentimento

Com o fluxo de informações e com as redes sociais crescendo a todo momento, as empresas têm uma nova e poderosa arma na luta pela gestão de reputação de marca. E um modo de acompanhar o que os clientes estão dizendo e garantir que a empresa está prestando atenção suficiente às críticas é pela análise de sentimento.

A análise de sentimento é baseada na captação qualitativa realizada por monitores e especialistas da mídia. Com a ajuda de um bom software, é possível entender como está o nome da marca na mídia e descobrir o que exatamente está sendo dito sobre ela.

Comunique-se 360, por exemplo, é uma ferramenta que faz, automaticamente, a classificação das notícias entre os sentimentos: positivos, neutros e negativos. E com base nestas classificações, fica mais fácil otimizar tempo e entender o real impacto que isso causa na mídia.

Fonte: https://www.comunique-se.com.br/blog/reputacao-de-marca/