Nada combina mais com o verão do que mosquitos e pernilongos, não é mesmo? E para te ajudar na difícil e por vezes irritante tarefa de combater esses insetos, trouxemos uma receitinha caseira “tiro e queda”! Segundo a bióloga Vallesca Goveia de Mello, graduada em Ciências Biológicas pela UNEB, uma receita de um repelente caseiro a base de álcool, cravo e óleo corporal, é aceita como eficaz pela comunidade científica. Veja só:
Ingredientes:
- 100 ml de Álcool de Cereais (encontrado em lojas de essências. Se quiser fazer maior use 500 ml)
- 2 g de Cravo-da-Índia (se quiser maior use 10 g)
- 20 ml de Óleo de Amêndoas, Mineral ou outro qualquer (para maior use 100 ml)
- Um Frasco Escuro com Tampa para o preparo (se não encontrar, pode ser um potinho de vidro)
- Um Frasco com Spray para aplicação (se desejar)
Como fazer
Coloque o álcool num frasco, de preferência escuro. Em seguida, adicione o cravo. Deixe descansando longe da luz por 4 dias. Se não tiver um frasco escuro e tiver utilizado um frasco transparente, enrole com um papel de pão ou jornal. Misture a combinação, chacoalhando o frasco duas vezes ao dia, de manhã e a noite. Após quatro dias, coe a mistura de cravo com álcool. Depois adicione o óleo corporal (de amêndoas, mineral ou outro de sua preferência). Agite um pouco e coloque em um recipiente, de preferência com spray para facilitar a aplicação.
Como funciona?
Segundo a bióloga, esse repelente pode ser aplicado diretamente na pele, tanto de adultos, como de crianças. Você também pode borrifar a mistura pela casa, inclusive para espantar formigas.