Para seu bebê dormir a noite toda, você precisa evitar esses 5 erros comuns
© Savicic vía Shutterstock Savicic vía Shutterstock
No entanto, é importante saber que os próprios pais podem cometer erros comuns que prejudicam o sono do bebê. Veja quais são os equívocos e aprenda como evitar para que seu bebê (e você) durma melhor à noite:
© Africa Studio vía Shutterstock Africa Studio vía Shutterstock
5 erros que impedem seu bebê de dormir a noite toda
1. Correr para verificar o bebê
Os bebês, principalmente os recém-nascidos, costumam fazer barulho porque balbuciam, sentem desconforto ou reclamam, mas nem sempre é um sinal de que estão acordados. Os pais muitas vezes se preocupam quando ouvem um som e correm para ver o que acontece.
O erro é não esperar alguns minutos para responder às queixas do bebê. Essa intervenção pode alterar o processo de sono da criança. O recomendável é esperar um pouco para ver se o pequeno consegue voltar a dormir sozinho. Se alguns minutos se passarem e ele não se acalmar, aproxime-se dele sem acender a luz. Ele provavelmente estrará com fome, com a fralda suja ou não estará se sentindo bem.
© Halfpoint/Shutterstock Halfpoint/Shutterstock
2. Colocar o bebê no berço quando ele já está dormindo
De acordo com os especialistas, é importante colocar o bebê no berço quando ele estiver sonolento e prestes a adormecer, pois a rotina ajudará seu filho a pegar no sono sozinho, sem a necessidade de uma canção de ninar.
Leve em consideração que se você colocar o bebê no berço já dormindo, quando ele acordar durante a noite precisará de ajuda para voltar a dormir.
© FamVeld/iStock/thinkstock FamVeld/iStock/thinkstock
3. Não brincar com o bebê durante o dia
É importante conversar e brincar com seu filho durante o dia. Manter a criança ativa ajudará a estender suas horas de vigília, para que ela possa dormir por períodos mais longos à noite.
© FamVeld/Shutterstock FamVeld/Shutterstock
4. Acostumar com o peito e com canções de ninar
Amamentação e canções de ninar serão suas aliadas para acalmar o bebê nos primeiros meses de vida. No entanto, é preciso fazer com que seu filho aprenda a se acalmar de forma independente, removendo gradualmente esse suporte na hora de dormir.
O aleitamento materno e o carinho, obviamente, não precisam desaparecer de uma hora para outra. O importante é tentar diminuir o processo, inclusive, para não deixar a criança muito dependente.
© Tomsickova Tatyana/Shutterstock Tomsickova Tatyana/Shutterstock
5. Falta de rotina atrapalha sono do bebê
Os pais devem seguir uma rotina consistente ao colocar o bebê no berço. A superestimulação noturna pode dificultar o descanso do seu filho à noite.
Você pode dar banho, abraços e até colocar luzes mais fracas no ambiente e ler baixinho para ele. Essas atividades ajudarão o bebê a se acalmar e a adormecer mais rapidamente.
© FamVeld/Shutterstock FamVeld/Shutterstock
Fonte: /www.msn.com