Karin Mateus Neves pode se considerar uma jovem de muito sucesso por tudo o que já conquistou. Hoje, com 28 anos, ela conta que se apaixonou pela escola que resolveu estudar idiomas e, após tanto empenho, tornou-se coordenadora administrativa do lugar.
Casada, Karin tem hábitos simples. Gosta de viajar, estudar e estar sempre atualizada, ir ao cinema e correr na praia. Sem filhos, mas com três grandes amores, Beatriz, Melissa e Mariana, suas sobrinhas, ela encontra tempo suficiente para investir em projetos pessoais em que, a médio e longo prazo, ajudem a construir ainda mais negócios de sucesso.
Karin é uma empreendedora de sucesso em Praia Grande. Ela é uma das 12 mulheres, que atuam em parceria com a Associação Comercial da Cidade, que participam desse projeto especial que valoriza a visão e o talento feminino para o mundo dos negócios.
Treinamento secretárias – Equipe Guilhermina (Foto: Arquivo Pessoal)
Confira a entrevista completa:
Como você vê o crescimento exponencial de mulheres investindo em um negócio próprio?
Acho importante, para o crescimento e a diversidade da economia do país, ter cada vez mais mulheres gerando negócios e se tornando provedoras do seu lar.
Quais as principais diferenças entre um administrador homem e uma administradora mulher?
Acredito que a principal diferença seja a sensibilidade e o olhar mais observador e detalhado, para cada situação, seja de gestão financeira, administrativa ou até mesmo interpessoal com os seus colaboradores.
Você acredita que ainda existe uma desconfiança dos clientes pelo fato de você ser uma empreendedora? Já sofreu algum tipo de preconceito? Se sim, conte.
Nunca sofri preconceito por exercer minha função sendo mulher. Provavelmente porque a gestão feminina seja muito bem aceita no setor de prestação de serviços educacionais, em comparação a outros setores da economia.
Como conciliar o papel de mulher ou de mãe com a gestão de uma empresa? É possível manter esses três papéis, ao mesmo tempo, com excelência?
É bem difícil conciliar a vida profissional com a pessoal, mas quando nos dedicamos e fazemos tudo com muito amor, acredito que é a melhor satisfação do mundo ser importante para a empresa e uma esposa dedicada e amorosa. A vida moderna impõe a todos que sejamos multifuncionais. O exercício de diversas funções em cada setor da vida só nos torna mais maleáveis e mais predispostos para entender e atender as necessidades alheias.
As mulheres assumem, cada vez mais, papéis de liderança na sociedade. Tivemos, pela primeira vez, uma presidenta da república. Esse protagonismo tende a crescer?
Infelizmente, na presidência da república, como figura feminina, não tivemos um desfecho favorável para a imagem da mulher como líder bem-sucedida, mas acredito que muitas mulheres ainda vão protagonizar carreiras de bastante relevância, sucesso e de grande aceitação para o Brasil.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Quais os conselhos que você pode dar para uma mulher que pretende começar a investir em um negócio próprio?
Fazer planejamento e ter muita determinação. Empreender significa agregar esforços. Ninguém faz nada sozinho. O maior desafio será formar e manter uma rede de colaboradores muito bem alinhados com o “DNA” e a filosofia da empresa que eles representam.
Qual a maior lição que você aprendeu tornando-se empreendedora
Reputação de boa qualidade é o maior patrimônio de qualquer empresa, fruto de esforço coletivo e bem coordenado, com consistência e regularidade.
Como você definiria a importância da Associação Comercial de Praia Grande?
Importante para auxiliar em várias áreas: administrativa, financeira, recursos-humanos, indicação de prestadores de serviço e parcerias com grandes empresas e com banco.
O número de empreendedoras em Praia Grande não para de crescer. A que fator você atribui essa tendência?
A necessidade de contribuir com a renda familiar, a vontade de gerir o seu próprio negócio e contribuir com a sociedade.
Na sua opinião, qual é o melhor setor, atualmente, para se investir em Praia Grande?
Alimentício ou serviços/produtos oferecidos para estética e bem-estar.
Karin Mateus Neves é coordenadora administrativa da FISK – Centro de Ensino. A escola fica na Avenida Guilhermina, 410/416, no Jardim Guilhermina, em Praia Grande. Informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3491 1301 / (13) 3379 3532 / (13) 9 9632 1143. A FISK também possui uma outra unidade na Rua Muiraquitã, 380, na Vila Tupi. Os contatos são o (13) 3495 9596 e o (13) 9 9778 5553.