Os Tapetes, quando bem empregados, podem ser um grande aliado na decoração, podendo até mesmo se tornar verdadeiras obras de arte dentro da sua casa. Além disso, exercem funções práticas, como delimitar áreas e trazer conforto térmico, além de ajudar na acústica do espaço.
Se a casa tem crianças ou animais opte por tapetes escuros, que disfarça futuras sujeiras. Com isso, opte por tons mais claros para o restante da decoração.
Para manter as peças sempre alinhadas e evitar acidente, como tropeços e quedas, cole fitas adesivas antiderrapantes embaixo deles.
Se os moradores são alérgicos, corra dos tapetes peludos e invista em tapetes de fibra sintética ou com tratamento antiácaro.
- Se o piso for liso ou de madeira com poucos veios, você pode optar por tapetes estampados, quem sabe até no estilo persa. Porém, se o piso for muito trabalhado, prefira os modelos lisos.
- Na sala de estar, quanto maior o tapete, mais bonito fica! Mas cuidado para não avançar para a circulação em volta dos moveis.
- No lavabo evite o uso de tapetes, principalmente se ele for pequeno. Caso faça questão, use fita adesiva para deixá-lo fixo no piso.
- Tapetes redondos podem ser usados em halls de entrada ou em quartos de criança, onde podem ser deslocados com facilidade.
- Para limpar tapetes, use aspirador de pó 2 vezes por semana e para eliminar manchas, apenas sabão e detergente neutros.
- Antes de comprar peça ao vendedor que estique o tapete no chão, pois o visual é bem diferente de quando estar pendurado.
- Caso queira um tapete com pele de animal, decida se quer que ele seja o foco principal ou apenas um toque diferente em sua sala, lembrando que ele deve interagir com o resto do ambiente.
- Os tapetes persas são indicados para os estilos mais formais e elegantes.
- Considere 30 cm para cada lado do sofá e 20cm embaixo
Por Luciana Moterani | Casa e Decoração