Confira opções de plantas para todos os tipos de ambiente e disponibilidade de luz natural
Por Texto: Lorena Tabosa | Fotos: Carlos Cubi | Produção: Florise Oliveira (CLAUDIA)
A oferta de luz natural é o primeiro critério para escolher quais plantas ter em casa. Depois, fique de olho na necessidade de rega. Com essa dupla bem acertada, você nunca mais vai ter vasos tristes e secos.
Sol direto
1- Azaleia
Dá flores em abundância. Escolha entre diversas cores, como branco, rosa, vermelho e até mescladas. Rega: uma ou duas vezes por semana.
2- Alecrim
Para usar fresquinho na cozinha. Pode chegar a 1 metro de altura se cultivado em vaso grande o suficiente para a raiz crescer. Precisa de, pelo menos, cinco horas diárias de sol. Rega: duas ou três vezes por semana.
3- Cacto
Você viaja muito ou esquece de regar os vasos com frequência? Esta é a sua planta. Afinal, o ideal é que o solo fique quase seco. Rega: uma vez por mês, não importa se é verão ou inverno.
4- Laranjeira kinkan
Assim como a jabuticabeira, é uma árvore frutífera que pode ser cultivada em vaso – talvez você precise trocar para tamanhos maiores conforme for crescendo. Gosta de sol pleno, mas suporta também meia-sombra. Rega: três vezes por semana.
5- Avelós
Arbusto ideal para varandas e jardins. Entretanto, atenção: como a seiva desta planta é tóxica, não é recomendada para moradias com crianças ou animais de estimação. Rega: uma vez por semana.
6- Manjericão
Dependendo da espécie, mudam o tamanho e a delicadeza das folhas. Exige pelo menos quatro horas de sol por dia e alcança até 60 centímetros de altura. Rega: diariamente, pois o solo deve estar sempre úmido.
Meia-sombra
1- Ficus lyrata
Esta árvore, nativa da África, pode chegar a mais de 12 metros de altura na natureza. Contudo, adapta-se bem a vasos. Atualmente, é a queridinha de decoradores de interiores pela folhagem densa e cor intensa. Rega: duas vezes por mês.
2- Jiboia
Esta folhagem cresce melhor à meia- -sombra, embora também suporte sol direto. A planta é tóxica e deve ser mantida longe de crianças e animais de estimação. Rega: três vezes por semana.
3- Samambaia-americana
O vento é inimigo, pois desidrata a planta e faz as folhas caírem. Rega: duas ou três vezes por semana. Antes de molhar, verifique como está o solo. O ideal é úmido, mas não encharcado.
4- Orquídea Vanda
Como tem raízes aéreas, que ficam fora da terra, basta borrifá-las para manter a umidade. Rega: uma vez por dia.
5- Lança-de-são-jorge
Extremamente resistente, vai bem até em ambientes com ar- -condicionado. Uma vez por ano, dá flores, que aparecem em raminhos mais finos. Rega: duas vezes por mês.
6- Pacová
Nativa dos trópicos, gosta de lugares com temperaturas mais altas, longe da saída de ar-condicionado. Rega: uma vez por semana. O solo não pode ficar muito úmido.
Sombra
1- Maranta
Apresenta folhagem de várias cores, misturando tons de verde, branco, vermelho e rosa. Rega: três ou quatro vezes por semana. Aumente as regas se o clima estiver seco.
2- Xanadu
Da família dos filodendros, destaca–se em ambientes internos pelo aspecto tropical. Aprecia calor e umidade, mas também tolera frio moderado. Rega: uma vez por semana.
3- Peperômia-filodendro
De folhagem pendente e delicada, não gosta de baixas temperaturas. Rega: a cada dois dias, pois necessita de solo fértil e bem irrigado.
4- Zamioculca
Todas as partes são venenosas se ingeridas. Portanto, deve ficar fora do alcance de crianças e animais de estimação. Pode causar irritações na pele também. Então, recomenda-se usar luvas para manuseá-la. Rega: uma vez por semana.
5- Antúrio
Gosta de lugares úmidos, como o banheiro, e alegra qualquer espaço com suas cores. Rega: três ou quatro vezes por semana.
6- Bambu-da-sorte
Segundo o Feng Shui, é uma planta que traz boas energias – daí o nome. Como adora umidade, é ótima para decorar ambientes como o banheiro. Rega: duas vezes por semana.