Dia dos Avós, 26 de julho, uma data para sempre lembrar
Em comemoração ao Dia dos Avós, que é comemorado neste 26 de julho, conversamos com nossa @vovolegal, para saber um pouco mais dessa relação ente netos e avós e o que mudou entre os avós de ontem e os avós de hoje. Acompanhe:
DIÁRIO: O que mudou na relação entre avós e netos do passado para hoje:
VL: “Antigamente a referência de avó estava ligada principalmente à culinária e aos tricôs e crochês, que as vovós com cabelos prendidos em coque faziam para os seus netos. Hoje as vovós são dinâmicas, foram ou são mulheres que trabalham, economicamente ativas, que frequentam academias e que passaram a ser parceiras nas atividades de seus netos.”
Criar e participar de brincadeiras, aproxima avós e netos “
DT: Costuma-se dizer que pai e mãe educam, e avô e avó deseducam. Esse provérbio é verdadeiro?
VL: “Totalmente falso. Os avôs na verdade têm o que os pais não têm, paciência e entendimento de valores . Isso porque pela vivência e experiência, descobrimos que muitas coisas não valem à pena, como por exemplo o motivo de não deixar a criança brincar na mesa da sala? Quando somos mais jovens, a tal mesa é um objeto precioso, com o passar do tempo descobrimos que ela é apenas uma mesa, e que por isso o neto ou a neta podem sim, brincar em cima dela, porque a experiência que eles terão será mais importante do que o objeto mesa.”
VL – “Acredito que vários têm assumido o papel de segundos pais, principalmente durante o período de pandemia, porém no geral, os avós tem se mostrado cada vez mais ativos, ainda trabalhando fora, ou participando de várias atividades, acolhendo sempre os netos, mas não abrindo mão do tempo que conquistaram para si”.
“Criar e participar de brincadeiras, aproxima avós e netos “
DT – O que faz uma avó ser uma @vovolegal?
VL – “O seu comprometimento em ser parceira dos netos, fazendo com que eles saibam que nela encontram uma parceira, amiga e confidente, e sobretudo ajudá-los a descortinar o mundo, apresentando novas experiências, que podem vir desde a leitura de um livro, por uma brincadeira improvisada a uma viagem interessante. Tudo isso, é lógico, sempre recheado com muitos beijos e abraços”.