A data faz referência ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 março. A história começa há mais de seis décadas e tem origem nos Estados Unidos
(RicardoImagen/Getty Images)
A Semana do Consumidor tem conquistado cada vez mais relevância entre as datas comerciais brasileiras. O varejo tem aproveitado para oferecer descontos e ampliar as vendas no primeiro semestre, um período sem grandes apostas comerciais.
De acordo com levantamento da SmartHint, software de busca para e-commerce do grupo Magazine Luiza, as vendas online no ano passado, especificamente no dia 15, cresceram 40% em relação a 2022. O desembolso médio foi de R$282,78. Entre as categorias de destaque, moda e acessórios, artigos para casa, jardim e decoração, eletrodomésticos.
Para este ano, a expectativa é de que a data atraia ainda mais a atenção dos consumidores. Uma pesquisa do Google entre os dias 26 de fevereiro a 4 de março mostrou que as buscas por “Dia do Consumidor” e “Semana do Consumidor” estavam duas maiores do que no mesmo intervalo de tempo no ano passado.
No período, as categorias que registraram as maiores altas foram suplementos (+44%), papelaria (+21%), livros (+19%), limpeza (+18%) e câmeras e filmadoras (+18%).
Quando é a Semana do Consumidor
A edição deste ano começa nesta segunda-feira, 13, e segue até a sexta, 17. Algumas marcas como a Via, dona da Casas Bahia e Ponto, optaram por antecipar e oferecem descontos desde o dia 8 de março.
Qual é a origem do Dia do Consumidor
A data faz referência ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 março. A história começa há mais de seis décadas e tem origem nos Estados Unidos.
Em 15 de março de 1962, o presidente americano John Kennedy fez um discurso em falou sobre os ganhos e contribuições que uma relação justa entre empresas e consumidores podem oferecer.
O pronunciamento reverberou ao longo do tempo e, 21 anos depois, em 1983, a data passou a ser comemorada mundialmente como o dia do consumidor.
Como a semana do consumidor ganhou relevância no Brasil
No Brasil, a discussão sobre direitos do consumidor ganhou relevância a partir dos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, de 1990. O documento estabeleceu regras e orientações que os consumidores deveriam adotar caso se sentissem lesados ao realizar uma compra.
A partir desta lei, os estados e municípios tiveram amparo legal para criar órgãos dedicados às reclamações de consumidores, os Procons.
Nos últimos anos, a data começou a receber um novo apelo no país, com marcas ampliando os esforços para torná-la cada vez mais importante no calendário de ações promocionais. Uma forma de parabenizar os clientes e, ao ao mesmo tempo, fortalecer os negócios.
\Fonte: https://exame.com/negocios/quando-e-o-dia-do-consumidor-e-por-que-e-celebrado/