Como escrevi no meu último texto, o Nordeste é repleto de lugares maravilhosos e características únicas. A pluralidade cultural da região não se restringe aos grandes centros. Em toda faixa litorânea que se estende do sul da Bahia até o Maranhão pequenos pedaços do paraíso encantam turistas do mundo todo. E para mostrar um pouco dessas joias vou listar mais 5 destinos da região que enchem os olhos e são certeza de uma viagem incrível.
Porto de Galinhas, Pernambuco
A vila de pescadores é bastante procurada por suas belezas naturais. Porto de Galinhas está a apenas 50km do aeroporto de Recife e tem movimento intenso de visitantes durante quase todo ano. Com mar calmo e de águas claras é reduto para quem busca férias em um lugar tranquilo. Possui excelente estrutura de hospedagem com resorts multiestrelados a hostels despojados. Os passeios até às piscinas naturais são os mais procurados pelos turistas. Para conhecer mais das belezas do lugar, vá de buggy até a Praia Muro Alto e se encante com a orla emoldurada por coqueiros e o transparente do mar. Outro passeio muito procurado é a ida até a praia de Carneiros, que fica na cidade de Tamandaré e é considerada a mais bela do litoral pernambucano, Vale a pena conferir.
Maragogi, Alagoas
A pequena cidade do norte de Alagoas é o segundo destino mais visitado no estado, atrás apenas de Maceió. Praias paradisíacas cercadas por coqueirais e o azul turquesa das águas de Maragogi fazem que o turista pense estar em uma parte do Caribe. Comparações à parte, Maragogi surpreende pelo mar calmo e de temperatura agradável. O tempo parece andar mais lento por lá. Possui uma boa rede de hospedagem com pousadas e resorts de padrão internacional. A cidade está a cerca de 130km de Maceió e de Recife. Maragogi é famosa por suas piscinas naturais. As Galés de Maragogi, como são chamadas as piscinas, se formam durante a maré baixa nos arrecifes de corais. Lanchas e catamarãs fazem o trajeto diariamente. Para quem procura sossego, a cidade tem 22km de praias praticamente desertas.
Trancoso, Bahia
Fincado no litoral sul do Bahia, Trancoso é um vilarejo que encanta com seu charme. É outro destino onde o tempo parecer caminhar mais lentamente. O casario colorido que contrasta com o branco da igrejinha do formam a região do Quadrado, cartão postal do lugar. A cerca de 70km de Porto Seguro. Apesar de pequena Trancoso tem uma excelente rede de hospedagem e a cena gastronômica também de destaca. O litoral impressiona. A praia do Rio da Barra é a mais bonita, mas se você estiver sem carro prepare-se para uma caminhada de 50 minutos a partir da praia dos Nativos. Na praia dos Nativos se encontram alguns restaurantes e um pequeno rio desagua no mar. Do outro lado do rio, está praia dos Coqueiros, que possui boa estrutura e maior opção de restaurantes. Visitar Trancoso garante dias de descanso. Mas se engana quem pensa que é só isso. Para quem busca agito, o vilarejo é perfeito e tem um dos réveillons mais badalados do país.
Jericoacoara, Ceará
Jericoacoara é um lugar único. Longe da modernidade e do stress das grandes cidades, a vila do município de Jijoca não possui iluminação pública, carros e muito menos ruas e calçadas. Apesar do clima rústico e simples, o destino que fica a 300km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará é muito procurado por aqueles que buscam sossego e contato com a natureza. A região possui sol o ano inteiro e seu povo simples e hospitaleiro recebem bem os turistas. Apesar do clima isolado, Jeri é recheada de lugares interessantes, restaurantes e lojas de artesanato. A atração mais famosa é a Pedra Furada, mas reserve um dia para caminhar até a Duna do Pôr do Sol para ver um dos mais belos espetáculos da terra.
Lençóis Maranhenses, Maranhão
Barreirinhas é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Linhas de ônibus diárias garantem a ligação entre a capital São Luís e a cidade. Agências de turismo também fazem o trecho com vans. A cidade possui um bom número de pousadas e resorts. Além do acesso por Barreirinhas, o parque também pode ser visitado a partir de Atins e Caburé. Reserve pelo menos 4 dias para visitar as belezas da região. Para conhecer dunas e lagoas, é preciso contratar passeios de jipe. A visita aos lençóis maranhenses exige disposição e preparo. A melhor época do ano é entre maio e agosto quando as lagoas estão cheias e cristalinas. Os passeios sempre devem ser acompanhados de guias. Aproveite o passeio de barco pelo rio Preguiças até Farol Preguiças de onde é possível o encontro do rio com o mar.
Deu pra sentir que o Nordeste brasileiro é certeza de uma viagem inesquecível. Os lugares, a comida e o povo nordestino garantem dias de uma alegria e diversão. E como escrevi no último texto, seja para um final de semana, ou mesmo uma viagem mais longa, o Nordeste com certeza é uma excelente opção.
PS: Em toda a região não é difícil encontrar histórias de turistas que se apaixonaram pelo lugar e resolveram viver por lá. É um risco que se corre…
Por Flávio Peixe | Cultura e Turismo