- Datas comemorativas relacionadas a vendas são sempre visadas pelos criminosos;
- Cuidado com os golpes de phishing neste Dia do Consumidor;
- Se caiu em um golpe, vá até a delegacia de crimes virtuais e entre em contato com o banco imediatamente.
O dia do consumidor está chegando. Celebrado no dia 15 de março, a data nasceu com o objetivo de conscientizar os cidadãos de seus direitos na hora de comprar. No entanto, como em qualquer data em que há um grande volume de comércio, é preciso ficar atento aos criminosos online.
- Criada em 2014, desde então a data vem sendo utilizada por empresas e lojas varejistas para criar ações e ofertas promocionais. É importante, entretanto, saber distinguir uma promoção verdadeira de uma falsa.
Um dos golpes mais utilizados pelos fraudadores online é o phishing, termo em inglês derivado do fishing, ou pescaria. A ideia por trás do phishing é criar um site ou anúncio tão realista, que o consumidor, desavisado, clica e informa suas informações privadas, achando que está comprando algum item.
Somente no ano passado, foram identificadas e derrubadas 25.133 páginas de phishing. Portanto, é preciso aprender a se proteger. Uma das principais dicas para não cair nesse tipo de golpe é sempre verificar na página da loja verdadeira.
Por exemplo: recebeu um e-mail com uma promoção imperdível em uma loja? Ao invés de clicar na imagem ou em um link dentro do e-mail (jamais clique em links de e-mails), é preferível ir até o site da loja e conferir se a promoção está realmente ali.
O phishing, no entanto, não vem só por e-mail. Mensagens de texto, seja por SMS ou aplicativos, também são meios de divulgação de falsas promoções. É importante sempre evitar clicar em links, especialmente de pessoas que não se conhece.
Uma outra dica é sempre manter um antivírus atualizado no computador e no celular. Geralmente ele também atua preventivamente, te avisando quais sites podem não ser seguros para entrar. Isto, no entanto, não quer dizer que só porque o antivírus não apitou quer dizer que seja seguro.
Por fim, caso você seja vítima de algum tipo de golpe, é importante procurar alguma delegacia de crimes virtuais e órgãos como o Procon para ser auxiliado no que fazer, além de bloquear os cartões e avisar ao banco a situação.