Como a Copa do Mundo foi inventada? Quem foi o criador?

A história começou com a criação da FIFA, em 1904. No entanto, diversos encontros foram organizados pela FIFA em várias partes do mundo para organizar o torneio.

A primeira edição da Copa do Mundo ocorreu em 1930, no Uruguai, após o país sul-americano vencer a disputa com diversos países europeus para realizar o evento esportivo. O campeão foi o próprio país sede da competição.

O presidente da FIFA era então o francês Jules Rimet. Ele foi um dos principais responsáveis pela organização da Copa e intercedeu pessoalmente para trazer países europeus para o torneio, popularizando o futebol em todo o mundo.

 Você sabe como foi a primeira edição da Copa do Mundo?

Copa do Mundo 2022: confira lugares para assistir aos jogos do Brasil em  SP, RJ e DF - InfoMoney

A primeira Copa do Mundo ocorreu em 1930, no Uruguai. O país sul-americano foi escolhido após vencer as duas disputas da categoria nas Olimpíadas.

O francês Jules Rimet, presidente da FIFA na época, foi responsável pela mobilização para os países participarem da disputa. No total, 16 seleções disputaram a primeira Copa, que teve o Uruguai como campeão.

Copa de futebol feminina sempre existiu?

A primeira Copa de Futebol feminina tem apenas 31 anos. O primeiro campeonato da categoria foi realizado em 1991, na China. A primeira disputa teve 12 seleções participantes, incluindo o Brasil. E o vencedor foram os Estados Unidos.

Quais disputas o Brasil já ganhou?

O Brasil é o maior vencedor de Copas do Mundo de futebol. Atualmente, somos pentacampeões e vamos em busca do hexa no CATAR

A primeira vitória foi em 1958, na Copa da Suécia. Depois, ganhamos em 1962 no Chile e em 1970, no México. O tetra veio em 1994, nos Estados Unidos.

Por último, o penta foi conquistado em 2002, na disputa que ocorreu em dois países: Coréia do Sul e Japão.

Você sabia que o Brasil já foi sede da Copa do Mundo por duas vezes?

Antes de 2014, o Brasil já havia sediado a Copa em 1950. Essa foi a primeira Copa depois de 12 anos, pois os jogos estavam suspensos por causa da Segunda Guerra Mundial.

Na ocasião, a competição quase não ocorreu por conta da falta do país sede, até o Brasil se candidatar.

Os jogos aconteceram em Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. E o vencedor foi o Uruguai, que derrotou o Brasil na final.

Quais países do continente americano já foram sede da Copa?

Uruguai foi o primeiro país sede e o primeiro na América, em 1930. Depois, veio Chile em 62, e a Argentina em 1978. México foi sede duas vezes, em 70 e 86.

Estados Unidos foi sede em 94. O país também sediou a disputa feminina por dois anos. E, claro, Brasil foi sede em dois anos, em 1950 e em 2014.

Qual a chance de completar o álbum da Copa sem encontrar figurinhas repetidas?

Será que a chance de completar o álbum sem repetir figurinhas é menor do que ganhar na loteria?

O economista Samy Dana fez as contas e descobriu que as chances de acertar as seis dezenas da Mega Sena é de uma em 50 milhões. Essa é a mesma chance de completar 22% do álbum sem repetir as figurinhas. Já a chance de completar o álbum inteiro sem tirar nenhuma figurinha repetida é praticamente impossível.

Quais países asiáticos já foram sedes da Copa do Mundo?

O campeonato masculino aconteceu na Ásia uma vez, em 2002. E a Copa do Mundo volta ao continente asiático neste ano, com a Copa do Catar. E em 2018, a Copa foi realizada na Rússia, que tem parte do seu território na Ásia e parte na Europa.

Em 2002, Japão e Coréia do Sul sediaram os jogos. Foi a primeira e única vez que o campeonato teve dois países sede.

Mas se a gente for olhar a Copa Feminina, teve também a China, que foi sede da categoria duas vezes.

Quantas Copas do Mundo aconteceram na África?

A Copa de 2010, realizada na África do Sul, foi a única no continente africano.

Quais países já sediaram a Copa do Mundo mais de uma vez?

O Brasil foi sede de duas Copas, em 1950 e 2014. Ainda no continente americano, o México foi sede em 1970 e 1986.

Ser sede duas vezes é um privilégio de apenas mais três países, a Itália, a Alemanha e a França.

Já a Copa Feminina já aconteceu duas vezes nos Estados Unidos e duas vezes na China. A Suécia já sediou duas vezes se juntarmos as duas Copas, pois recebeu uma masculina e uma feminina.

Mas se a gente for contar assim, a Alemanha e a França sobem para três copas cada uma, com duas masculinas e uma feminina.

– O que um país precisa fazer para ser sede da Copa do Mundo?

Basicamente, é preciso se candidatar e atender alguns requisitos. Por exemplo:

É preciso ter estádios com capacidade mínima entre 40 mil e 80 mil pessoas. Os locais dos jogos devem ter estrutura acessível para pessoas com deficiência. Depois, é preciso ter áreas de treino e hotéis para os profissionais.

Com ajuda da Fifa, o país sede compromete-se a facilitar a entrada dos profissionais no país. O candidato a sede também precisa apresentar estimativas de receita com ingressos, hospedagem, anúncios e direitos de propaganda.

Quais os maiores campeões da Copa do Mundo de Futebol?

Você com certeza já sabe o primeiro da lista. Claro, que é o pentacampeão Brasil!

Em seguida, estão Itália e Alemanha. Cada um dos dois países venceu quatro Copas. Uruguai, Argentina e França vêm em seguida. Os três são bicampeões.

Por último, temos Inglaterra e Espanha. Cada uma já ganhou a Copa uma única vez.

Quando os cartões vermelho e amarelo começaram a ser usados?

Pode parecer surpreendente, mas os cartões nem sempre existiram no futebol. A história dos cartões começa na Copa de 1966.

Durante um jogo da Inglaterra contra a Argentina, formou-se uma discussão entre o árbitro inglês e o capitão da Argentina. Como os idiomas eram diferentes, a briga aumentou enquanto o árbitro inglês tentava explicar que o jogador argentino estava expulso.

Na Copa seguinte, em 70, surgiu uma solução para casos assim. Chefe dos árbitros, o inglês Keen Aston propôs os cartões.

A inspiração para as cores veio dos semáforos de trânsito:

  • O amarelo, advertência.
  • O vermelho, expulsão.

Qual foi a primeira Copa transmitida na televisão brasileira?

As primeiras transmissões de televisão da Copa no exterior começaram em 1954. Mas, no Brasil, a novidade só chegou em 1970.

A transmissão daquele ano foi em preto e branco para quase todas as regiões. A única cidade a receber em cores era Itaboraí, no Rio de Janeiro, com imagens da Embratel.

A Copa do Mundo sempre teve esse nome?

O 7 a 1 que o Brasil foi derrotado pela Alemanha não está no topo da lista.

Com 9 gols de diferença, duas disputas estão empatadas no primeiro lugar. Em 74, a Iugoslávia venceu o Zaire por nove gols a zero. A mesma diferença aconteceu no jogo entre Hungria e El Savador, em 82. Desta vez, a Hungria venceu por 10 a um.

Qual foi o gol mais rápido marcado em uma Copa do Mundo?

Aconteceu em 2002 e foi na disputa pelo terceiro lugar.Um jogador da Turquia demorou apenas 11 segundos para abrir o placar contra a Coreia do Sul.

A disputa, porém, ainda foi acirrada. Ao final, a Turquia venceu a Coreia por 3 a 2..

Copa do Mundo Qatar 2022: Datas e calendário dos jogos do Brasil

Nesta sexta-feira (2), seleção brasileira entrará em campo para enfrentar Camarões, pelo último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. O duelo será no Estádio Lusail, a partir das 16h (horário de Brasília).