Há diferentes perfis de gestores. Os durões, os bonzinhos, o chefe amigo, o explosivo. Independente de cada um dos perfis, saber delegar tarefas é mais do que dizer o que cada um deve fazer. E qual o papel do gestor nesta empreitada, já que conceder a alguém uma tarefa envolve, antes de tudo, o voto de confiança, responsabilidade, autonomia e comprometimento.
O perfil centralizador de muitos gestores é um sério obstáculo a ser enfrentado. Há uma certa dificuldade em aceitar que a divisão de tarefas promove, quando feita de maneira eficiente, um bom resultado. E para que isso ocorra, alguns passos devem ser considerados:
Afinal, como delegar tarefas de maneira assertiva?
Conhecer a equipe
A partir do momento que souber identificar o perfil de cada colaborador que compõe o time, suas principais habilidades, independente do currículo, será mais fácil definir o que cada um é capaz de executar e da melhor maneira possível. Com base nisso, as chances de sucesso serão maiores.
Saber comunicar
Ter claro o que se espera da tarefa com prazos, metas, metodologia são itens que devem ser considerados prioritários.
Definir prazos
É necessário que cada colaborador tenha a clareza sobre como seu trabalho irá impactar no resultado final. Definir prazos é a melhor forma de não ter surpresas e participar de todo o processo para ajustar o que for necessário no meio do caminho, poderá ser uma boa forma de ganhar a confiança e dar a segurança que a equipe espera.
Autonomia e liderança
Monitorar não é sinônimo de assumir o controle. Atribuir responsabilidades é oferecer oportunidade de autonomia. Porém, é preciso ficar claro que os resultados dependem do cumprimento do que foi definido no início do projeto e que como gestor é possível intervir se necessário.
Feedback
É importante que a equipe saiba o resultado do trabalho. Um relatório com os devidos créditos, elogios, críticas construtivas são importantes para o crescimento da equipe. Todos aprendem fazendo.
Remover obstáculos
É papel do gestor contribuir para que seus colaboradores desempenhem bem o seu trabalho. E por esse motivo deve saber quais as principais dificuldades enfrentadas para que possa remover a tempo todos os obstáculos. Isso feito, a equipe poderá desempenhar suas tarefas com foco no resultado.
Em síntese, para delegar tarefas de forma eficiente, é preciso saber se comunicar com a equipe, conhecer as competências de cada um de seus colaboradores, definir prazos e monitorar durante o processo para diminuir ao máximo os riscos de algo sair errado ou fora do prazo; dar o feedback sobre o resultado com críticas e elogios, além dos devidos créditos.
A incrível arte de delegar tarefas não exime o gestor de suas responsabilidades. Tanto o sucesso quanto o fracasso dependerão da sua habilidade e a responsabilidade será, em última instância, sua. Afinal, você está preparado para arregaçar as mangas e formar a melhor equipe da sua empresa?