A palavra empoderar representa o ato de dar poder a alguém ou a si mesmo. Em se tratando de empoderamento feminino, a expressão se refere à maior participação social das mulheres, o que possibilita que elas tenham acesso a todos os seus direitos, sem distinção em relação aos homens. Continue a leitura para entender melhor o assunto e sua importância para toda a sociedade.
O empoderamento das mulheres é fundamental para o progresso global
Quando se fala em emancipação e empoderamento das mulheres, algumas pessoas ainda têm uma visão distorcida, classificando isso como uma competição com os homens. E a verdade é que não se trata de competir e sim de se igualar, tendo acesso aos mesmos direitos. Por mais que pareça que as coisas já são assim, principalmente no ocidente, a verdade é que ainda temos muito o que caminhar e evoluir.
Em muitos lugares do mundo, as mulheres são o coração de suas comunidades. Pesquisas e estatísticas globais mostram que quando se investe em mulheres, isso retorna em dobro para as famílias, as comunidades e toda a sociedade. De acordo com a ONU Mulheres, entidade ligada à Organização das Nações Unidas, quanto mais mulheres entram para o mercado de trabalho e atuam sem diferenciação com os homens, mais as economias crescem.
A chave para alcançar esses resultados está na educação e na oportunidade. Quanto mais mulheres tiverem acesso ao estudo, mais capacitadas irão se tornar para assumirem os mais diferentes cargos no mercado de trabalho. Isso é empoderamento feminino, contribuir para que mulheres tenham acesso aos seus direitos e encontrem oportunidades para se desenvolver.
Os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres
A ONU Mulheres, em conjunto com o Pacto Global das Nações Unidas, desenvolveu uma lista com os sete princípios, apresentados através do slogan “igualdade significa negócios”, que as empresas que desejam contribuir com o empoderamento das mulheres devem seguir. Cada um desses princípios mostra que colocá-los em prática, além de ser a coisa certa a fazer, pode trazer resultados muito positivos para as companhias.
Confira, a seguir, os principais pontos dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres.
1 – Liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero
- Estabelecimento de metas para alcançar a igualdade de gênero.
- Envolvimento dos funcionários no desenvolvimento das políticas da companhia relacionadas à igualdade.
- Verificação de como as políticas atuais da organização impactam as mulheres e os homens de forma diferente, a fim de realizar avanços na cultura corporativa e caminhar para a igualdade e inclusão.
2 – Igualdade entre homens e mulheres no trabalho
- Remuneração igual e digna para colaboradores, sejam eles mulheres ou homens, que exercerem uma mesma função, incluindo benefícios.
- Práticas que assegurem a não discriminação por gênero no ambiente de trabalho.
- Contar com mulheres em cargos gerenciais.
3 – Garantia de segurança, saúde e bem-estar a todas as mulheres e homens
- Considerar os impactos diferentes para mulheres e homens, proporcionando segurança em relação a materiais perigosos, incluindo a saúde reprodutiva.
- Tolerância zero a qualquer tipo de abuso no trabalho (seja físico ou verbal), além de adotar medidas de prevenção contra o abuso sexual.
- Oferecer treinamentos para que os funcionários ligados à segurança e gerentes reconheçam os sinais da violência contra a mulher e a empresa possa intervir nessas situações.
4 – Promoção da educação, formação e desenvolvimento profissional para as mulheres
- Investimento em programas para estimular as colaboradoras a explorarem áreas não tradicionalmente femininas na empresa.
- Asseguramento de acesso igualitário aos programas de formação oferecidos aos colaboradores.
- Oferecimento de oportunidades iguais para networking e mentoria, formais e informais.
5 – Implementação de práticas de desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e marketing que capacitem as mulheres
- Expansão das relações comerciais com outras empresas que sejam comandadas por mulheres.
- Questionar parceiros de negócios em relação ao avanço da igualdade de gênero em suas companhias.
- Respeito às mulheres em todas as campanhas de marketing da empresa.
6 – Promoção da igualdade através de iniciativas comunitárias e de apoio
- Mostrar o compromisso da empresa com a igualdade de gênero para a comunidade, influenciando através do exemplo.
- Trabalhar em parceria com autoridades e outros interessados na comunidade em prol do fim da discriminação e do aumento de oportunidades para mulheres.
- Promoção e reconhecimento de lideranças femininas das comunidades.
7 – Acompanhamento dos progressos em relação à igualdade de gênero
- Tornar públicas as políticas da empresa criadas com o objetivo de promover a igualdade de gênero.
- Criar relatórios para medir os avanços em relação à igualdade dentro da empresa.
Benefícios do empoderamento das mulheres para a sociedade
Todo mundo ganha quando as mulheres são empoderadas econômica e socialmente. Veja, abaixo, alguns fatos que comprovam isso.
1 – Crescimento econômico
O aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho é ótimo para a economia. Estima-se que países onde não há igualdade de gênero, e nem se está próximo dela, se perca cerca de 15% do PIB. Já quando há essa preocupação, essa porcentagem chega para somar, trazendo mais desenvolvimento e igualdade de renda.
2 – Redução da violência doméstica
Uma parcela significativa das mulheres que sofrem com a violência doméstica não deixam seus parceiros por dependerem financeiramente deles. Assim, quanto maiores forem os incentivos para o empoderamento feminino, como capacitação e entrada no mercado de trabalho, mais mulheres irão denunciar seus agressores e colocar fim a essa situação degradante.
3 – Mais inovação no empreendedorismo
Quanto mais incentivo é realizado para que mulheres se desenvolvam, mais cresce o empreendedorismo feminino. A sociedade ganha com isso porque existem características comuns às mulheres que favorecem a inovação, o que permite que todos tenham acesso a produtos e serviços que fogem do lugar comum e atendam as mais diferentes demandas.
4 – Retenção de talentos pelas empresas
Uma excelente profissional que não se sente devidamente valorizada pela companhia em que trabalha, tende a ir em busca de outras oportunidades. Assim, as empresas que prezam pelos princípios do empoderamento feminino saem ganhando, pois têm mais chances de reter esses talentos. Isso sem contar no fato de que as mulheres têm a tendência a se dedicarem ainda mais ao perceberem que têm seus esforços reconhecidos.
5 – Sociedade mais justa e igualitária
Quanto mais as mulheres tiverem acesso às mesmas oportunidades que os homens, mais justa e igualitária a sociedade se torna, o que é bom para todos. Isso significa que mulheres também terão participação na política, nas empresas, nas comunidades. As meninas crescem conhecendo seus direitos, assim como os meninos já entendem que precisam respeitá-las. São benefícios que fazem bem para todos.
Ações para incentivar o empoderamento feminino ao seu redor
Todos nós podemos adotar medidas que incentivem o empoderamento feminino. Se você reconhece a importância da causa e deseja contribuir, confira algumas ações que pode começar a colocar em prática.
1 – Compre de negócios comandados por mulheres
Uma das formas mais eficazes de incentivar o empoderamento feminino na sua cidade é comprando de negócios comandados por mulheres. Inclusive, existem muitas que começam a empreender para conseguirem ficar em casa cuidando dos filhos. Ao comprar, além de adquirir um produto que esteja precisando, irá ajudar aquela mulher e se empoderar economicamente, o que, como mostrado anteriormente, é muito benéfico para ela e a sociedade de modo geral.
2 – Compartilhe conhecimento com mulheres
Se você tem algum tipo de conhecimento que possa ajudar outras mulheres, de qualquer forma que seja, compartilhe. Isso pode ser feito desde através da participação de uma ação social, ministrando um curso, ou no dia a dia mesmo, compartilhando informações que possam ser úteis, relacionadas à saúde, cidadania, educação, principalmente com aquelas que não têm acesso.
3 – Divulgue o trabalho de mulheres
A cada vez que você indica o trabalho de uma mulher, seja para uma oportunidade de trabalho ou para um cliente em potencial, está promovendo o empoderamento feminino. Atualmente, isso pode ser feito de uma forma que alcance ainda mais pessoas, através das redes sociais. Comprou um produto ou contratou um serviço realizado por uma mulher? Conte para as pessoas e indique para que se tornem clientes também.
4 – Denuncie os casos de abusos que testemunhar
Jamais se cale ao presenciar um caso de abuso, seja no trabalho, na vizinhança, onde for. É claro que existem algumas medidas de segurança a serem tomadas para que não se coloque também em risco. Contudo, nunca permita que o medo faça com que se omita, a sua atitude de denunciar pode salvar vidas, pense nisso!
5 – Empodere as mulheres que moram contigo
É muito importante apoiar as mulheres da sua comunidade, mas, antes disso, é fundamental que olhe para aquelas que moram contigo. Converse com sua mãe, irmãs, avós, tias, ouça suas necessidades, incentive-as a se desenvolverem, se capacitarem e ocuparem o lugar na sociedade que lhes é de direito. Se cada um fizer isso dentro do seu seio familiar, teremos um mundo cada vez mais justo e igualitário.
No fim das contas, o empoderamento feminino nada mais é do que liberdade para as mulheres serem quem verdadeiramente são. Compartilhe essa ideia, enviando este artigo para todos os seus contatos!
Fontes: https://www.averydennison.com/en/home/newsroom/avery-dennison-blog/Corporate-Blog/importance-of-womens-empowerment.html https://asiapacific.unwomen.org/en/countries/china/weps https://www.unwomen.org/en/what-we-do/economic-empowerment/facts-and-figures https://empreendacomproposito.com.br/empoderamento-das-mulheres-qual-sua-importancia-e-como-tem-ajudado-o-genero-feminino/ https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Carreira-e-dinheiro/noticia/2016/03/como-empoderar-mulheres-ao-seu-redor.html Copyright: 1108772879 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund