Os atletas de handebol de Varginha, Mateus Reguin Dutra e Oliver Khan Pereira Silva disputaram, de 16 a 23 de fevereiro, duas competições no Chile. Els sagraram-se campeões na categoria Juvenil do Campeonato Sul Americano, na cidade Rancagua e também do Internacional San Javier Cup, na cidade de San Javier. Devido aos bons resultados de 2022, os dois foram selecionados pela equipe ADESG/ACH de Campinas (SP) e indicados para participar dessas competições, que contaram também com equipes da Argentina, Uruguai e Venezuela.
A técnica de handebol Maria Virgínia Barbosa destaca a importância desse intercâmbio na vida dos atletas e acrescenta que essa experiência só foi possível para esses meninos graças a uma “vaquinha” online para custear as passagens aéreas e à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL – que levou e buscou os atletas no aeroporto em Guarulhos (SP) e por ser o “carro-chefe” do Handebol de Varginha.
“Acredito que esse tipo de intercâmbio deve acontecer sempre, além de acrescentar uma bagagem motora gigante, os atletas puderam ter contato com outras culturas e através do esporte tiveram a oportunidade de conhecer outro país. Isso só foi possível porque ambos são dedicados e focados nos treinamentos e o mais importante: são bons alunos na escola. Tanto o Mateus quanto o Oliver, ficaram maravilhados com a competição, disseram que gostaram muito, aprenderam bastante, puderam conviver com pessoas diferentes e trocar experiências ótimas”, registra a técnica.