Ressaca pós-bloco de Carnaval é praticamente uma instituição nacional. Dor de cabeça, náuseas e dor de estômago são alguns dos sintomas comuns no dia seguinte à folia. Mas com alguns truques, é possível contornar os efeitos da ressaca e estar pronto para o próximo bloco. Ou, se for o caso, para voltar à rotina. A nutricionista Nathália Guimarães aponta algumas dicas para contornar os efeitos da ressaca, e ressalta a importância da hidratação e da alimentação adequada nos dias após os blocos.
Água de coco combina com Carnaval: hidratação e reposição de potássio — Foto: Istock Getty Images
– A principal dica é que alimentos ou bebidas que contêm frutose ajudam a queimar o álcool mais rapidamente – diz Nathália.
Veja cinco dicas das nutricionistas Nathália Guimarães e Nêmesis Monteiro:
- Comer frutas e beber suco natural de fruta pode fazer você se sentir melhor;
- Beba muita água;
- Para diminuir a náusea causada pela ressaca prepare um suco de limão e complete com bastante gengibre ralado. Mas nada de açúcar!
- Alimentos como banana e água de coco são ótimos: o excesso de álcool elimina a quantidade necessária de potássio que necessitamos para o nosso organismo, e esses alimentos são ricos no mineral;
- Chás digestivos, como os de boldo, gengibre, cardo-mariano (silimarina), alcachofra e chá verde, são excelentes aliados no controle da ressaca. Podem ser consumidas cerca de duas a quatro xícaras de chá associadas ao consumo de água diária.
Nemesis Monteiro, nutricionista especialista em emagrecimento funcional, ressalta a importância da hidratação para manter a energia e lidar com a ressaca no dia seguinte.
Suco de limão e gengibre — Foto: Istock Getty Images
Receitas para curar ressaca
Para ajudar a superar a ressaca do dia seguinte, a nutricionista Nathália Guimarães ensina duas receitas para auxiliar no controle dos efeitos causados pelo consumo de álcool. Ainda, a profissional explica a função de cada ingrediente nas receitas. Confira!
Vitamina anti-ressaca
Ingredientes da vitamina de banana com gengibre e abacate — Foto: Istock Getty Images
Ingredientes:
- 1 banana média;
- Meio avocado ou ¼ abacate médio (80g em média);
- 300ml de água de coco;
- Um pedaço pequeno (1 a 2cm) de gengibre;
- 30g (2 colheres de sopa) de aveia em flocos finos;
- Pitada de sal marinho ou rosa.
Modo de preparo:
- Bater tudo no liquidificador e tomar imediatamente.
Por que ajuda contra a ressaca?
- A água de coco é um isotônico natural, rico em eletrólitos como potássio que é depletado em nosso organismo quando consumimos grandes quantidades de álcool;
- O gengibre ajuda a combater a náusea causada pela ressaca;
- O abacate é rico em glutationa, detoxificante do acetaldeído;
- A banana é fonte de frutose, que ajuda a queimar o álcool mais rapidamente, além de ser rica em potássio;
- A aveia e o ovo é rica em cisteína, neutralizador do acetaldeído.
Panqueca matinal xô ressaca!
Ingregientes da panqueca de banana com aveia e ovos — Foto: Istock Getty Images
Ingredientes:
- 2 ovos de preferência caipiras;
- 2 colheres de sobremesa de aveia em flocos finos (20g);
- 1 banana média amassada;
- 1 colher de chá de óleo de coco ou óleo de abacate;
- 1 colher de sobremesa de mel;
- Pitada de sal marinho ou rosa.
Modo de preparo:
- Misturar os ovos, a aveia, a banana amassada e o sal;
- Untar a frigideira com o óleo de coco ou abacate;
- Despejar a massa toda para uma panqueca grande ou, se preferir, dividir a massa em dois para duas panquecas pequenas;
- Dourar ambos os lados;
- Após pronto, colocar o mel por cima.
Por que ajuda contra a ressaca?
- A aveia e o ovo são ricos em cisteína, neutralizador do acetaldeído;
- O mel é rico em antioxidantes, que ajudam a neutralizar os efeitos nocivos do álcool e a combater os sintomas da ressaca. Além disso, a frutose natural encontrada no mel ajuda a acelerar a queima do álcool deixado em seu sistema mais rapidamente;
- A banana é fonte de frutose, que ajuda a queimar o álcool mais rapidamente, além de ser rica em potássio.
Hidratação
Nemesis relembra as proporções e quantidades necessárias de água para o bom funcionamento de nosso organismo.
– O consumo de água ideal é o peso (kg) multiplicado por 35 ml para adultos e 30 ml para idosos. Exemplo: se o indivíduo pesa 100 kg ele deve consumir cerca de 3.500 ml ou 3,5 litros de água por dia de forma fracionada, distribuindo o consumo de água pelo seu dia – aponta a nutri, especificando o comportamento em caso de consumo de álcool: – Para cada dose de bebida alcoólica consumida é sugerida a reposição de 250 ml de água ou na proporção. A ressaca nada mais é do que o cérebro “pedindo” água para o corpo. Isso acontece porque a barreira hematoencefálica é muito permeável ao álcool, portanto poucos minutos após o primeiro gole, a concentração de álcool no cérebro já está igual à concentração sanguínea. Sendo assim, hidratar-se é uma dica de ouro. Além disso, os chás digestivos que auxiliam na melhora da ressaca e ajudam no trabalho do fígado.
Nathália também fala sobre os produtos da metabolização do álcool pelo nosso organismo, e como podemos amenizar os incômodos que surgem no processo
– Por causa de alguns aminoácidos presentes no ovo, tais como a cisteína e taurina, esse alimento acaba também sendo um aliado na cura da ressaca. A taurina ajuda o fígado em sua função de metabolizar o excesso de álcool no organismo. E a cisteína é um dos aminoácidos principais responsável por “digerir” o acetaldeído produzido quando o corpo está tentando processar o excesso de álcool no organismo. O acetaldeído é um produto do metabolismo do álcool ainda mais tóxico do que o álcool. Ele é produzido quando o fígado decompõe o álcool por meio de uma enzima chamada desidrogenase. A glutationa no fígado esgota-se rapidamente quando grandes quantidades de álcool entram no corpo. A cisteína é um dos precursores da glutationa, mas temos também alimentos ricos em glutationa que auxiliam nesse processo de eliminação e metabolização do álcool – finaliza Nathália.
Para os que não consomem ovos, outros alimentos com teores altos de cisteína são sementes de girassol, lentilha e aveia. Alimentos como o abacate ajudam pelo seu teor de glutationa, essencial para o processo de desintoxicação dos metabólitos tóxicos do álcool.
Nathália Guimarães (@nathaliaguimaraes_nutri) é nutricionista especialista em nutrição clínica integrativa e funcional, membro da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais). A profissional é pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Esportiva Funcional, além de ter formação em Psiquiatria Nutricional, ser palestrante e pesquisadora.
Nemesis Monteiro (@nutrinemesismonteiro) é nutricionista especialista em emagrecimento funcional aliado à reprogramação mental para mulheres e nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais). A profissional é pós-graduada em Nutrição Clínica Ortomolecular, Biofuncional e Fitoterapia pela Faculdade Redentor, além de ter residência em Nutrição Clínica pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ).