As mesas podem ser de vidro, madeira, com estrutura de alumínio, redonda, quadrada e outras tantas opções que acaba ficando difícil ter certeza que a sua escolha é a certa.
Para ajudar, eu separei algumas dicas que teriam me ajudado a escolher mais rápido, confira:
1º) O tamanho da sua sala de jantar. Tenha as medidas deste ambiente para que os móveis sejam do tamanho certo para ela. De nada adianta você escolher uma mesa linda se ela for ocupar todo o espaço do cômodo.
2º) No espaço de circulação, alguns pontos são bem importantes para serem pensados na hora de escolher onde a mesa será colocada: estar atento ao espaço da sala para que a mesa e as cadeiras não obstruam a circulação. O legal é deixar uma distância de no mínimo 70 cm para a circulação em volta da mesa, mas o ideal seria um 1,00m. Claro que essas medidas são as ideais, mas elas podem ser adaptadas para a sua casa, o importante é evitar que a sala fique sem espaço gerando desconforto.
3º) As cadeiras não precisam mais ser um conjuntinho da mesa de jantar e serem todas iguais. Está muito na moda mesclar cores e até mesmo modelos na hora da composição criando um espaço bem moderno. Deixe uma distância entre 20cm a 30cm entre a cadeira e a mesa para ficar confortável. Lembre-se de ter espaço à mesa para as visitas tendo alguns bancos de reservada.
4º) Quer uma retangular menor? Aproveite as extremidades. A largura de 1,60m é suficiente para que o da ponta divida a área com os vizinhos das laterais maiores. Se precisar encostar o móvel retangular na parede, deixando as pontas livres, invista em mesas de mais de 2m, o mínimo para alinhar três cadeiras.
Por Luciana Moterani | Casa e Decoração