Novembro Azul: mês que marca a luta contra o câncer de proposta, o que mais afeta os homens na atualidade.
Em 2020, o câncer de proposta teve 65.840 novos casos, sendo o câncer com mais incidência no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, esse mês é de extrema importância para o combate a essa doença.
Vamos conhecer melhor sobre a glândula que geralmente é lembrada somente por conta dos seus malefícios, porém, existe uma função importante.
Afinal, o que é próstata?
É uma glândula do sistema genital masculino, está localizada logo abaixo da bexiga, o canal que leva a urina para fora do corpo. Ela cresce naturalmente ao longo da vida. A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.
1 – Sintomas do Câncer de Próstata
Geralmente, situações que envolvem problemas na próstata não são constadas de forma inicial, pelos sintomas não serem aparentes. Por isso, quando a doença é identificada, já está em estágio avançado, além da questão dos homens não serem tão assíduos com os exames de praxe, o que dificulta o tratamento.
Os sintomas mais comuns são:
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
2 – Câncer de Próstata não tem somente ligação com idade
O desenvolvimento do câncer está ligado diretamente com o envelhecimento masculino, no entanto, isso não significa que somente idosos possam ter.
Muitas pessoas pensam que somente pessoas idosas podem manifestar o câncer de próstata, mas não é bem assim que funciona, é de fato que pessoas mais velhas possuem mais possibilidades de ter, porém, não é uma regra fixa, existem casos que são documentados de homens com menos de 40 anos tenham tido câncer.
O risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária. A idade média do diagnóstico da doença é de 69 anos.
3 – Toque renal é utilidade
Por mais que ainda seja um tabu cheio de preconceitos e crenças, o toque é de extrema importância pois é a partir dele que pode descobrir qualquer alteração na próstata, como endurecimento ou nódulos. Pode até ser desconfortável, porém é fundamental para o processo de avaliação, sendo até viável para identificar qual será o melhor tratamento.
4 – O que pode causar o crescimento da glândula?
Dependem muito dos estímulos hormonais e genético, além de ter fatores que podem influenciar, sendo questões de autocuidado, como: obesidade e tabagismo.
5 – Prevenção é a chave
Pode parecer clichê, mas é muito melhor prevenir do que remediar. No diagnóstico é possível identificar principalmente qual a agressividade do tumor e qual seria o melhor tratamento.
O câncer de próstata possui de forma geral um crescimento menos acelerado, por isso, quanto mais rápido identificar mais eficaz será o tratamento.
Entenda que a Hiperplasia Benigna da Próstata (aumento da próstata) é a doença mais comum da glândula e não o câncer, e é muito comum que ocorra com homens que estão acima de 60 anos.
Uns dos tratamentos mais viáveis para o câncer de próstata é a cirurgia a laser A tecnologia permite uma cirurgia, vaporização prostática.,
Gostou do conteúdo? Compartilha com os seus amigos.
Quer conversar mais com a gente? Pode entrar em contato conosco, estamos lhe esperando em nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.
Até breve!