E cá estamos nós de novo. E mais uma vez vamos falar de Lisboa, a maravilhosa capital portuguesa e uma das principais portas de entrada dos brasileiros para a Europa.
No texto anterior reuni um pouco das principais atrações da cidade. Mas, além de história, excelente culinária e um grande número de pontos turísticos, Lisboa se destaca quando o assunto é cultura e entretenimento.
Com uma agenda cultural rica e diversa, a cidade oferece um grande leque de opções para todo tipo de visitante. Em todos os meses do ano é possível desfrutar de grandes shows, festivais, feiras e exposições. Além dos eventos a cena noturna lisboeta também se destaca como uma das mais animadas da Europa.
E como a noite é destaque na cidade, vou começar pelo Cais do Sodré, importante região histórica da cidade. Antigo ponto de construção de navios, o local era ponto de marujos que desembarcavam em Lisboa. Era essencialmente ocupado por lojas de artigos de pesca, bares e prostíbulos e no nascimento do Euro, o Cais do Sodré já havia se tornado uma região degradada.
Porém recentemente as coisas mudaram. Alguns dos antigos bares do local foram reabertos, e apesar de ainda ostentarem suas fachadas originais, tiveram seu visual repaginado. Outros chegaram com propostas e visual novo e o bairro voltou a estar na moda.
Com excelente localização estação de metrô próxima, boa oferta de ônibus e bondes elétricos na região), o Cais do Sodré é a certeza de continuação da balada em Lisboa depois que os bares do Bairro Alto fecham (por lei, precisam fechar às duas da madrugada).
A região recebe bem todos os públicos. O movimento de verdade começa a partir das 2H da madrugada, quando por lei os bares do Bairro Alto têm de fechar suas portas. Prepare-se para uma noite regada a boa conversa, vinhos e cerveja.
Em agosto Lisboa é sede do FUSO (Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa) Já em sua 9ª edição, o evento promove o cruzamento de imagem, performance e cinema em forma de vídeo arte. Curadores internacionais promovem debates que incentivam o diálogo entre Europa e as Américas. A programação é gratuita e acontece simultaneamente em vários pontos da cidade. Conheça a programação no portal do festival: http://www.fusovideoarte.com/2017/
Para aqueles que são fascinados por comida, a capital lusitana é sede de um dos melhores festivais gastronômicos de que se tem notícia. Organizado pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), o Peixe em Lisboa já é um evento consolidado e emblemático da cidade. É um festival que reúne conceituados chefes portugueses e estrangeiros; os melhores restaurantes da região de Lisboa oferecem uma gama imensa de pratos à base de peixe e mariscos e ainda um mercado gourmet com expositores da área alimentar. Realizado sempre no início do mês de abril, o festival Peixe em Lisboa é uma excelente oportunidade de imersão na rica culinária mediterrânea. Informações no site http://www.peixemlisboa.com
Além de cinema e gastronomia, a cidade também realiza vários festivais de música ao longo do ano. O mais antigo deles, o Festival Estoril Lisboa já conta com 43 edições. Em 2017, a cidade ganhou mais duas opções para os amantes da música, o MIL (Lisbon International Music Network) que centrou seus holofotes nos novos expoentes da música lusófona.
Para os amantes de teatro, indico o FATAL (Festival Anual de Teatro Acadêmico de Lisboa) organizado pela Universidade de Lisboa e reúne diversos grupos de estudantes de artes cênicas de Portugal e de outros países Realizado anualmente, o FATAL já conta com 18 edições e é uma excelente oportunidade para se conhecer a cena teatral portuguesa.
Essa é uma pequena amostra de como Lisboa é democrática quando se trata de cultura e entretenimento. É claro que muito mais acontece na cidade. Para saber mais sobre os eventos visite o portal oficial da agenda de Lisboa no endereço http://www.agendalx.pt/
Por Flávio Peixe | Cultura e Turismo