O número de mulheres no comando do cinema têm aumentado vertiginosamente nos últimos cinco anos.
Prova disso é que, um levantamento recente do Centro para o Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade de San Diego mostrou que, em apenas 2 anos, passamos de 4% para 16%.
Esse dado fala sobre o ranking dos 100 maiores sucessos de bilheteria do ano vigente, e mostra o recorde sendo quebrado ano após ano.
Contudo, ainda temos mais de 80% dos filmes sendo dirigidos por homens, o que mostra que ainda estamos longe da equidade de gênero no segmento.
Por isso, neste post separamos cinco mulheres no comando do cinema que você precisa conhecer!
Sofia Coppola
Sofia é atriz, diretora, e foi a terceira mulher a ser indicada a um Oscar de Melhor Direção. Além disso, assinou filmes como O Estranho que Nós Amamos, Maria Antonieta e Encontros e Desencontros.
Premiada no Oscar e em Cannes, sua marca registrada é a crítica à sociedade, sempre com uma pitada de transgressão. Ela está fazendo história no comando do cinema!
Kathryn Bigelow
Kathryn Ann Bigelow é uma cineasta norte-americana, que entrou em um nicho ainda mais masculino do cinema: os filmes de guerra. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção, pelo filme Guerra ao Terror, em 2010.
Além disso, Guerra ao Terror, assinado por ela, também recebeu o prêmio de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Anna Muylaert
Brasileira, cineasta, diretora de TV e roteirista, Anna dirigiu os longas Que Horas Ela Volta?, Mãe Só Há Uma e É Proibido Fumar.
Com obras profundas, questionadoras e que colocam em pauta situações simples do nosso cotidiano, ela reflete sobre a sociedade e seus estigmas.
Anna iniciou sua carreira de roteirista em séries clássicas como os famosos Mundo da Lua (1991) e Castelo Rá-tim-bum (1995) e conquistou com seus filmes diversos prêmios nacionais e internacionais.
Lucrecia Martel
Lucrecia Martel é uma cineasta argentina com 12 filmes em seu currículo. Diretora e roteirista, ficou conhecida depois de ser reverenciada em Cannes na exibição de seu filme La Niña Santa.
Atualmente, Lucrecia é considerada a mais importante diretora latino-americana, além de ter sido presidente do Júri do Festival de Veneza de 2019.
Petra Costa
Ana Petra Costa é mais uma da lista das mulheres brasileiras no comando do cinema.
Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 2018, Petra dirigiu os filmes Olhos de Ressaca, Elena, Olmo e a Gaivota e Democracia em Vertigem. Esse último foi indicado ao Oscar de melhor documentário.