Raquel Moraes
Médica – Reumatologia / Clínica Geral

     Raquel Moraes é médica, estudou na Universidade Severino Sombra, em Vassouras-RJ, fez o internato no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro e cursou pós-graduação em Reumatologia na Faculdade Ipemed de Ciências Médicas, em Belo Horizonte.

Mas sua vida foi, em sua maior parte, em Varginha. Inclusive foi para cá que ela resolveu voltar e pretende ficar ainda por bastante tempo. “Dos lugares que morei, aqui foi o lugar em que mais me identifiquei. Acho uma cidade interessante pra se viver, criar filhos, uma cidade tranqüila, não passo horas no trânsito, não tem tanta violência como São Paulo ou Rio de Janeiro e aqui consigo ter uma convivência maior e mais próxima com minha família. Sou casada, amo minha família, tenho um enteado de oito anos que amo e pretendo ser mãe num futuro próximo”, relata.

Sua paixão pela Medicina começou desde muito cedo. Quando criança, Raquel gostava de acompanhar o seu pai (médico pediatra Dr Eurípedes Barbosa Moraes ) em seu consultório durante as consultas que ele fazia. No colégio as suas matérias preferidas eram as da área biológica e exatas. Foi no terceiro ano que ela teve a decisão final e resolver fazer Medicina. Hoje, Raquel se considera uma mulher realizada. “Sou apaixonada por minha profissão; a Medicina é um trabalho muito nobre, que requer grande dedicação e estudo, nós temos o dom de ajudar, salvar vidas, aliviar dores e sofrimentos, curar e dar conforto para os pacientes e familiares, e isso é gratificante. Pessoalmente também, adoro viajar, assistir filmes e séries, ouvir músicas, me exercitar e meditar. No meu tempo livre procuro sempre sair da rotina”, conta.

“O trabalho é importante, mas procuro dedicar um período do meu tempo para curtir a família e amigos. Tenho um irmão que mora em Belém, e sempre que ele vem passar as férias com as crianças e esposa, procuro diminuir o ritmo e aproveitar para reunir a família”, explica ela que tem uma rotina bem corrida entre plantões, atendimentos em Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Especialidades em Três Pontas, na Nossa Clínica em Varginha, além de atender em seu consultório particular. Sobre os direitos entre homens e mulheres, Raquel acredita que ainda não estão totalmente equilibrados; mas percebe que hoje muitas mulheres lutam para conquistar importantes cargos que antes eram enquadrados somente por homens.

FRASE DESTAQUE:
“Me vejo sempre à procura da felicidade. Penso que quando estamos felizes, o mundo conspira a nosso favor. Daqui a 10 anos me imagino ainda mais feliz e satisfeita do que estou hoje”.