A figura da mãe é muito importante em muitas sociedades. Para as mulheres, esse papel pode envolver muita pressão e expectativa, principalmente de ser “uma boa mãe”. E uma coisa é certa, é impossível ser uma mãe perfeita, ou mesmo ter um relacionamento ideal com seu filho ou filha. Porém, às vezes, acontece que a mãe se comporta de maneira inadequada, até perigosa com os filhos, o que prejudicará seu bom desenvolvimento.

Em alguns casos, podemos falar de mães tóxicas.

 Se os pais também podem apresentar à sua maneira um perfil parental tóxico, nos interessa aqui apenas a figura da mãe tóxica na vida de seu filho. Para a psicóloga Carine Rodrigues, professora com especialização em dinâmica familiar, 20% da população cresceu com uma mãe tóxica. Mas como os filhos conseguem abandonar esse tipo de relacionamento?

Leia também: O que são constelações familiares? E por que conhecer melhora sua vida e relacionamentos

Mãe tóxica: Uma definição para cada tipo de mãe

No livro Toxic Mothers, uma relação tóxica entre uma mulher e seu filho pode se apresentar de diferentes formas e de acordo com vários perfis: a mãe dominadora, a mãe falida, a mãe violenta, a mãe intrusiva e, por fim, a mãe rival. Cada vez, esses perfis prejudicam as crianças pela repetição de comportamentos inadequados e limites que não são respeitados.

Como você sabe se sua mãe é venenosa? É difícil encontrar uma definição, porque seria muito restritiva.Pode significar excluir pessoas ao estabelecer uma definição; no entanto, uma mãe pode ser tóxica para uma criança ou um adulto e não para outro. Devemos, portanto, permanecer muito medidos quando lidamos com este conceito.

É alguém que traz mais coisas negativas do que positivas para seus filhos. 

Por exemplo, pais que se congratulam por fazerem para os filhos uma alimentação muito saudável, exclusivamente com alimentos orgânicos … mas que depois os culpam pelo peso. Leva apenas um pouco para que o equilíbrio entre negativo e positivo penda a favor do primeiro. Você pode ser a melhor mãe do mundo, mas ao mesmo tempo chama sua filha de ‘vadia’. Existem as necessidades das crianças, mas também as necessidades específicas de cada criança. Quando um pai não reage a elas de forma regular e consistente e faz coisas hiper-negativas, podemos estar presentes de pais tóxico.

O relacionamento deve levar em consideração a personalidade da criança e dos pais. É importante notar que este último pode agir assim por causa de um distúrbio psicológico não tratado ou não resolvido, de dificuldades em controlar suas emoções … Isso não desculpa seus comportamentos, mas ajuda a explicá-los.

relacionamento abusivo mãe tóxica

Perfis diferentes de pais tóxicos em uma família

Podemos comparar a noção de um pai ou mãe tóxico com a de pais abusivos, uma das semelhanças sendo que um pai tóxico nunca é tóxico 100% do tempo e trabalha com ciclos: crises e momentos em que ele ou ela é incrível. Podemos, portanto, ser uma mãe tóxica e transbordar de amor por seu filho.

Além disso, esses pais têm um controle muito forte sobre os filhos, com situações de insegurança emocional que ocupam muito espaço. As crianças estão em constante controle por medo de ofender as emoções da mãe. Como explicar isso?

 Algumas mães podem ter sofrido abusos quando crianças, que não trabalharam em sua história familiar e reproduziram esse padrão tóxico na idade adulta.

A reprodução dos mecanismos de toxicidade vivenciados na infância pode até ocorrer de forma inconsciente dependendo da situação: o pai ou a mãe enfatizam constantemente a sorte que seus filhos têm em relação a eles, fazendo-os se sentirem culpados. Ou o pai ou a mãe exercem controle excessivo sobre o filho ou a filha. Em qualquer caso, a mãe tóxica não permite que seu filho se desenvolva em confiança e se torne ele mesmo de forma saudável.

Podemos ter diferentes perfis e comportamentos de uma mãe tóxica: dominadora, que não deixa autonomia para o filho; ausente ou incapaz de se sustentar, narcisista, violenta… Uma atitude que pode continuar mesmo depois de a criança se tornar adulta. Só na adolescência a criança pode perceber esse comportamento como perigoso para ela e só na idade adulta é que consegue lidar. Além disso, não é porque ele entende intelectualmente que pode se desligar dela emocionalmente. muitas vezes é tão forte que permanece mesmo sabendo que existe. É difícil recuperar um verdadeiro vínculo de confiança depois de uma infância sob o signo do controle permanente e do medo de decepcionar sua mãe.

Como se livrar de um relacionamento tóxico com sua mãe, uma vez adulta?

Quer sua mãe seja tóxica ou apenas extremamente irritante, o primeiro instinto nessa situação pode ser fugir, virar a página e cortar os laços. No entanto, isso não permite necessariamente que você trabalhe em sua história, com o risco de se tornar tóxico em seu comportamento como adulto se você tiver filhos.

 Em alguns casos, é possível reconstruir um vínculo de confiança com sua mãe, a fim de cultivar emoções saudáveis e amor.

Em outros casos, distanciar-se pode permitir que você se aprimore. Você pode pedir apoio a parentes, amigos ou encontrá-lo nos muitos livros que tratam dessa situação. Também é aconselhável, caso sinta necessidade, entrar em contato com um psicólogo para sair desse círculo de toxicidade por meio da terapia.

Link: https://www.wefashiontrends.com/mae-toxica-como-identificar-sinais-e-se-recuperar/