Colorido, claro, escuro, grande ou pequeno, o sofá ganha cada vez mais versatilidade e estilo, tudo para manter o posto de peça-chave na decoração. Cá entre nós: depois de um dia exaustivo de trabalho, não tem coisa melhor do que chegar em casa e ir direto para um sofá confortável e convidativo, hein?
Na hora de escolher o melhor sofá para a sua casa, é sempre bom seguir algumas observações e dicas antes da compra:
1 – Defina quantos lugares você deseja no sofá. Atualmente, os assentos estão mais largos e um sofá desenhado para duas pessoas pode acomodar três pessoas facilmente.
2 – Compre um sofá estruturado. Confira se é um sofá firme, se ao sentar ele não se mexe muito e, claro, se ao sentar ele é realmente confortável.
3 – Confira a medida da sua sala antes de comprar e tenha certeza dos números. Sem ter as medidas, é erro na certa ir até a loja e achar que cabe, pois, o espaço é totalmente diferente da sua casa.
4 – Faça o layout do ambiente contratando um bom profissional, como o(a) arquiteto(a). Antes de comprar seu sofá, pense na poltrona, mesa, vaso, televisão, rack…Enfim, todos os objetos que irão completar o ambiente, para aí sim, ter certeza do tamanho correto.
5 – Está com dúvida sobre a cor? Aposte em uma base neutra como cinza, preto, bege ou marrom. Com certeza a chance de errar será reduzida. E deixe o colorido para as almofadas e tapetes.
É importante prever a circulação entre o sofá e a mesa de centro, se houver. A circulação deve ser entre 0,60m e 0,70m.
Se houver espaço na sala, o sofá com assento retrátil é uma boa opção, principalmente para quem tem home theater.
Se o ambiente for pequeno, escolha um sofá com o braço mais estreito, para ocupar menos espaço. Observe também as proporções, pois não é aconselhável colocar almofadas grandes em um sofá com encosto baixo.
Veja também se o sofá passa no vão da porta, do elevador ou da escada. Caso seja necessário, ele vai precisar ser içado.
Se houver crianças e animais de estimação na casa é melhor que o sofá tenha um revestimento de fácil manutenção, como o couro.
Os sofás em tons de cinza e bege estão na moda, desde os tons mais claros até o mais escuro. Se você preferir sofás estampados, a dica é combiná-lo com tons neutros nos detalhes, como almofadas ou adornos.
O sofá com capitonê é um detalhe no mobiliário que está bem em alta na decoração. Foi muito utilizado nas décadas de 40 e 50 no Brasil. Original da França, na época de Napoleão III, o capitonê voltou para fazer a combinação perfeita com o toque retrô na decoração contemporânea.
Se for para receber visitas, o sofá pode ser mais decorativo e com forma inusitada. Porém, se pensarmos em um estar íntimo, onde a família goste de ficar mais relaxada e descontraída, conforto é fundamental. Invista em modelos com chaise, encosto retrátil, tecidos mais resistentes e aconchegantes como o linho e a camurça, pois têm fácil manutenção e ótimo acabamento!
Atualmente, os modelos que mais agradam são aqueles com linhas retas e aspecto amplo, com um toque mais contemporâneo.
Qualquer que seja o tamanho do espaço ou o tipo do imóvel, o segredo é adequar a peça ao estilo daqueles que vão usá-la.
Por Luciana Moterani | Casa e Decoação