Preste atenção nos cuidados depois da tatuagem

Muitas pessoas passam anos planejando o desenho de sua tatuagem. Outras fazem no impulso, correndo o risco de se arrepender depois. Independente da escolha, depois de feita, ela precisa de cuidados. “A tatuagem nada mais é que uma ferida e, como tal, exige cuidados de higienização e cicatrização”, afirma a dermatologista Flávia Martelli, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Desde a higienização até o uso do papel-filme, preste atenção a algumas recomendações de especialistas para que tudo ocorra bem na cicatrização.

Higienize adequadamente - Getty Images

A limpeza frequente evita infecções. É importante o uso de sabonetes antissépticos antes da troca do filme plástico e do uso da pomada, para retirar o produto utilizado nas vezes anteriores. “A lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento e deve ser mantida enquanto a pele possuir casquinha e aspecto de ferida, o que pode se prolongar por até um mês”, conta a dermatologista Flávia Martelli.

Essa higienização pode ser feita durante o banho. Não use buchas, nem sabonetes com cheiro forte para limpar a região, pois isso faz com que a incidência de alergias aumente e o processo de cicatrização seja prejudicado.

  Use a pomada corretamente - Getty Images

Um dos cuidados do tatuador é passar pomada na tatuagem antes de você sair do estúdio. Esse hábito deve ser mantido em casa. Segundo a dermatologista Flávia Martelli, o comum é usar pomadas como bepantol, que ajudam na cicatrização. “Pomadas com ação antibiótica também podem ser utilizadas, mas como é mais difícil comprá-las sem receita na farmácia, aquelas à base de bepantol são utilizadas com sucesso”, diz a especialista.

Nos primeiros dias, o ideal é que a pomada seja passada de uma a três vezes ao dia, sendo a principal delas de noite, antes de dormir. O seu uso deve ser mantido, ao menos, durante os 20 primeiros dias.

Não prolongue o uso do filme plástico

Não prolongue o uso do filme plástico  - Getty Images

O filme plástico funciona junto à pomada na proteção do desenho. “O isolamento da área com papel-filme facilita a absorção de agentes presentes nos cremes e ajuda a evitar infecções”, afirma o dermatologista Beni Moreinas Grinblat, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP).

“No entanto, não se deve ultrapassar o período de três dias com o mesmo filme, pois isso poderá facilitar o crescimento de bactérias”, alerta a dermatologista Daniele Murga, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “No período de uso do filme, ele deve ser trocado toda vez que houver higienização e/ou uso da pomada.”

Não exponha o local ao sol - Getty Images