Como em toda boa família (no caso, a dos vegetais crucíferos), um integrante é mais espalhafatoso, com seu verde vivo, enquanto o outro, pálido, passa discreto no prato. De resto, brócolis e couve-flor compartilham muitas semelhanças. Uma das mais bacanas é a presença de um composto chamado sulforafano. Segundo a nutricionista Aline Castaldi, da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP), trata-se de um fitoquímico que ajuda a reduzir o risco de câncer.

Para a especialista, os dois alimentos são ótimos para quem deseja emagrecer, já que carregam poucas calorias. Além disso, têm fibras, substâncias que contribuem para a saciedade e a manutenção da glicemia – quesito em que os brócolis levam vantagem.

O vegetal verde-escuro ainda se sobressai quando o assunto é vitamina K, essencial para a coagulação do sangue e a saúde óssea. “Alguns estudos sugerem que, por causa da ausência de água, o forno ou o micro-ondas são as melhores formas de preparar esses alimentos”, indica Aline.

Energia
Couve-flor – 13,8 cal
Brócolis – 16,8 cal

Carboidratos
Couve-flor – 2,4 g
Brócolis – 3 g

Fibras
Brócolis – 1,8 g
Couve-flor – 1 g

Ácido fólico
Brócolis – 30 mcg
Couve-flor – 26,4 mcg

Vitamina C
Brócolis – 44,7 mg
Couve-flor – 26,5 mg

Vitamina K
Brócolis – 175 mg
Couve-flor – 85,2 mg

Placar SAÚDE

Brócolis 4 x Couve-flor 2

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/Unicamp)

(Os valores se referem a 60 gramas do alimento, o equivalente a 4 colheres e 1/2 de sopa de brócolis ou 3 ramos de couve-flor)

Por Thaís Manarini | Saúde