Olá, queridas leitoras e leitores! Espero que estejam todos bem e tomando os devidos cuidados por causa da pandemia.
.
Hoje se comemora 89 anos que nós mulheres conquistamos o direto de votar em nosso país. Ou seja, neste dia, em 1932, Código Eleitoral passou a assegurar às mulheres brasileiras o direito ao voto.
.
Não podemos deixar de celebrar e honrar esse novo dever e direito, assim como a memória daquelas que lutaram que isso se tornasse realidade.
.
Documentos históricos apontam que a professora Celina Guimarães foi a primeira eleitora brasileira, na cidade de Mossoró-RN. Já a primeira prefeita do país foi Alzira Soriano, eleita para comandar a cidade de Lajes (RN), com 60% dos votos. Com a Revolução de 1930, perdeu o mandato por não concordar com o governo de Getúlio Vargas.
.
Esse são apenas dois grandes exemplos da nossa história, houveram muitas outras e é sempre importante lembrarmos: a luta continua!
.
Em dezembro de 2019, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, lançou oficialmente, na presença de parlamentares e personalidades femininas, o site #ParticipaMulher. A página homenageia as mulheres que fizeram e ainda fazem história na vida política e na Justiça Eleitoral.
.
O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil passou a ser comemorado a partir de 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086.
.
Fonte: TSE.gov.br
.