Nessa estação do ano, seu nécessaire também vai precisar de um update!

Aprenda o que entra e o que sai no seu kit.

1- Limpeza suave

O calor tende a estimular as glândulas sebáceas do rosto, e é por isso que, no verão, quem tem pele mista ou oleosa tenta aliviar a oleosidade excessiva que se acumula. Já no inverno, com o ar mais seco, a tendência é o ressecamento. Assim, as primeiras alterações na sua rotina de beauté acontecem logo na hora da limpeza. Você pode usar um sabonete ótimo, que deixa o rosto limpo e fresco no verão. Contudo, em baixas temperaturas, o mesmo produto pode ser adstringente demais. “Quem tem a pele mais seca pode trocar o sabonete por um leite de limpeza, por exemplo”, diz Suleima Arruda. Já quem tem pele mais oleosa, pode substituir o em barra pelo líquido, buscando uma formulação mais suave.

2 – Álcool free

O segundo passo diário de uma pele saudável é usar um tônico para reequilibrá-la depois da limpeza. Algumas composições possuem álcool na fórmula, o que no verão é excelente para dar frescor e remover o excesso de óleo. Mas no inverno, de novo, esse mesmo teor alcóolico pode ser agressivo demais. “Recomendo trocar a loção tônica adstringente por uma com um pouco menos ou sem nada de álcool, dependendo do tipo de pele”, fala a dermato. Trocando em miúdos: se a sua pele é oleosa ou mista, apenas procure por uma com uma concentração alcoólica menor, se for seca, vale escolher produtos livres do ingrediente.

3 – Dança dos cremes

Na hora do hidratante, algumas substituições também são válidas para turbinar a hidratação. “Quem usa gel pode apostar num sérum ou loção oil-free. Quem já usa oil-free pode passar para um gel creme. E para quem é do time do gel creme, que tal um creme?”, sugere Suleima. Procure por ativos como ácido hialurônico, vitamina E, alantoína ou ureia para manter a umidade. O passo da hidratação é importante porque além de evitar o desconforto também previne sinais. “O ressecamento pode levar a linhas e rugas finas superficiais na pele. Já as mais fundas normalmente têm outra origem: estão ligadas à musculatura, como as marcas de expressão”, explica ela.

4- Clara como neve

Como durante os meses de frio nos expomos menos ao sol, essa é a hora perfeita para apostar nos ácidos clareadores e renovadores. O mais recomendado seria o retinóico, conhecido por clarear manchas, estimular o colágeno e suavizar rugas. “A grande maioria deles deixam a pele fotossensível, ou seja, mais vulnerável à luz do sol. Esse é o motivo de serem usados no inverno”, esclarece Arruda.

5 – Menos sol

O protetor solar invernal também não precisa ser tão potente quanto o que você usa nas outras estações. “Para ambientes internos, FPS 15 é suficiente. Já para ambientes externos, FPS 60 é necessário o ano todo, para proteção total”, finaliza.

 

Fonte: Beleza na Web