No dia 12 de maio é comemorado no mundo inteiro o Dia do Enfermeiro e da Enfermagem, mas você sabe um pouco da história dessa profissão tão essencial para todos nós?

Onde e quando começou? Quais foram as personagens mais importantes em sua história? O significado de seu nome e símbolo? Bom, sem demora, vamos às respostas!


Significado e Origem da palavra Enfermagem

A palavra Enfermagem deriva de Enfermo, que tem origem latina
infirmum, que significa “aquele que não está firme”. Logo, Enfermeiro é o profissional que cuida de quem está doente.


História da Enfermagem

Desde quando o homem começou a se desenvolver houve homens e mulheres que se dedicaram a cuidar de outras pessoas.

Contudo, a data é próxima do século V d.C. e está intimamente ligada aos sacerdotes da época que cuidavam de seu povo de acordo com suas religiões.

Vale uma ressalva ao povo hindu, que construiu uma visão mais científica da enfermagem na época, chegando a ter hospitais e conhecimento do corpo e suas doenças através da dissecação. Esse conhecimento contribuiu com importantes avanços na medicina.

Conforme passado o tempo, os procedimentos médicos foram encarados de uma forma mais científica, ao ponto que, por volta do século XVI ela se encontrava consolidada e começava a ser encarada como uma atividade profissional formalizada.


Enfermagem Moderna

A Enfermagem Moderna tem início com a Revolução Industrial e esse período é marcado por uma reorganização hospitalar e da ordem e funções entre médicos e enfermeiros. Seu principal marco aconteceu no século XIX, na Inglaterra, com Florence Nightingale.


Florence Nightingale

Florence foi uma enfermeira Italiana que, convidada pelo governo britânico, atuou na guerra da Crimeia juntamente com sua equipe de 38 enfermeiras. Juntas, elas conseguiram reduzir o número de mortos de 40% para 2%. Com esse feito, Nightingale recebeu um prêmio do governo britânico que a ajudou a criar a Primeira Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas.

Durante a guerra, Florence utilizou uma Lâmpada a Óleo para guiar-se quando socorria os soldados. Por isso ficou conhecida como “Dama da Lâmpada” e inspirou o uso da Lâmpada a Óleo como símbolo da Enfermagem.

No Brasil, o Dia do Enfermeiro foi adotado no dia 12 de maio como forma de homenagem a Florence, por meio de um decreto assinado pelo Presidente Getúlio Vargas.

A enfermeira italiana também inspirou o juramento de enfermagem, utilizado na formatura dos cursos de enfermagem em todo o país. Leia abaixo o juramento:

“Solenemente, na presença de deus e desta assembleia, juro dedicar minha vida profissional ao serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética, da legalidade e da moral, “honrando seu prestígio e suas tradições”.


Ana Néri

Ana foi uma Enfermeira nascida na Bahia que após a convocação de dois de seus três filhos para lutar na Guerra do Paraguai, e já viúva, voluntariou-se para prestar seus serviços como enfermeira e cuidar dos soldados feridos.

Em 1965 foi ao Rio Grande do Sul aprender noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo e, no mesmo ano, foi integrada ao Décimo Batalhão de Voluntários.

Ana, de forma independente, conseguiu montar uma enfermaria-modelo em Assunção, capital do Paraguai, protegida pelo exército nacional.

Mesmo em condições adversas, como pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes a pioneira da enfermagem moderna no brasil chamou atenção por sua dedicação por todos os hospitais onde passou.

Ao fim da guerra, Néri foi condecorada com as medalhas de prata Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe.

Posteriormente, em 2006, a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil, criada em 2003, receberia seu nome como homenagem, sendo conhecida hoje como Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.


Semana da Enfermagem

Em 12 de maio de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek assinou um decreto que fez dos dias 12 a 20 de maio a Semana da Enfermagem, marcando a data do nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, respectivamente.