Esta, talvez seja a maior questão que desafia as pessoas no mundo contemporâneo – o tempo, ou a falta dele! Pessoas sem tempo apresentam maiores níveis de estresse, vivem correndo com suas atribulações e não conseguem entregar suas tarefas no prazo necessário ou exigido. Você sente que falta tempo no seu dia para resolver todas as atividades? Se a resposta foi SIM, provavelmente o que está faltando é planejamento e administração.

A administração do tempo é uma das qualidades mais desejadas por aqueles que precisam fazer o dia render mais que 24 horas, ou então conseguir executar o que precisa ser realizado dentro dessas 24 horas. Administrar o tempo é conseguir organizar o tempo de forma a realizar as tarefas em ordem de importância, de forma organizada e otimizada.

Para conseguir planejar / administrar o tempo, algumas dicas interessantes:

Mantenha o ambiente organizado – Você não precisa ser a pessoa mais organizada do mundo, porém, é necessário que seja o suficiente para não perder tempo “no meio da bagunça”.

Liste suas tarefas e atividades – Feita a listagem de atividades, você deve organizá-las conforme prioridade e importância.

 Diferencie o que é urgente do que é importante – Segundo  Stephen R. Covey:

Importante: São tarefas que exigem planejamento e mais tempo para execução, devem ser pensadas com antecedência.

Urgente: Algo que exige atenção imediata, motivado por prazos.

Tente manter uma rotina – Uma rotina te ajuda a manter a execução das tarefas dentro do planejado. Tenha um cronograma de atividades para a semana e para o dia, assim você poderá se organizar sempre que uma demanda surgir.

Execute uma tarefa de cada vez – Quando você tenta fazer tudo de uma vez você acaba não fazenda nada. É importante organizar suas atividades e executá-las uma a uma, do começo ao fim.

Pronto! Agora você tem algumas informações para aproveitar melhor o seu tempo e ser mais produtivo.

 

Por Edna Custódio | Comportamento

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *