Então, continuando a refletir sobre a importância de se ter um planejamento estratégico pessoal, volto a citar o texto da Endeavor, e com a colaboração da administradora de Empresas Daniele Paulino.

 “A visão estrutural do processo de planejamento passa por estas etapas:

  • Ter consciência de suas forças e fraquezas;
  • Analisar suas oportunidades e ameaças;
  • Estabelecer a visão de longo prazo (onde se quer chegar);
  • Definir metas para 10, 5 e 1 ano;
  • Fazer o planejamento anual, com revisão semestral ou trimestral. ”

A ideia é ter um passo a passo que facilite a construção do planejamento, que, para cada indivíduo, será diferente e pode ser fundamental para gerar mais clareza sobre a sua visão de vida, valores que conduzem os seus comportamentos, ações e decisões.

O Ciclo PDCA é uma ferramenta que pode ser facilmente ajustada para nosso cotidiano, tanto no trabalho como fora dele, com o objetivo de facilitar as diversas tomadas de decisões as quais somos submetidos a todo momento e o alcance de objetivos. Então, vamos descobrir como podemos fazer isso.

P (Plan). Planejar: O planejamento é o início de tudo, é a análise da situação, colocar no papel o que se pretende fazer e o que isso irá gerar (causa e efeito). É um momento de analisar o que motivou a realização desse objetivo e se realmente você é capaz de atingi-lo nesse momento. É a hora de desistir ou seguir com tudo.

D (Do). Fazer: Nessa fase é preciso realmente executar o que foi planejado, não ficar adiando, se já foi provado que o objetivo precisa ser alcançado e pode ser alcançado, é necessário fazer e definir meios para isso.

C (Check). Checar, Verificar: Aqui é possível acompanhar se você está fazendo tudo que foi definido para que alcance o objetivo, seja ele mudar a forma de fazer uma tarefa no trabalho ou uma reforma na sua casa. É preciso fiscalizar se tudo está correndo como previsto ou algo fugiu do controle.

A (Act). Agir: Caso algo esteja fora do planejado, nessa fase é preciso agir para retomar a situação e não permitir que tudo se perca, nessa fase pode-se avaliar se o objetivo foi alcançado e corrigir erros, adaptar as etapas e melhor elaborar as fases do ciclo.

Para funcionar, o ciclo PDCA precisa girar continuamente, se adequando a cada novo objetivo, com a aplicação de cada fase como meio de garantir que os objetivos estabelecidos por você serão atingidos, é uma ferramenta que tornam suas decisões mais seguras.

Agora, mãos à obra, construir seu planejamento estratégico pessoal. Eu acredito que o planejamento seja o início da realização de nossos sonhos e metas pessoais e profissionais.

Bom planejamento e um novo ano de muitas realizações!

Por Edna Custódio | Comportamento