Pata de cachorro inchada? Descubra o que pode ser

Todo tutor gosta de ver seu amigo de quatro patas saudável, brincalhão e feliz. Por isso mesmo, ao se deparar com uma pata de cachorro inchada, é normal ficar preocupado.

Edema na pata do cão: como devo tratar e quais cuidados devo ter

A pata é uma parte de corpo do cachorro que constantemente está exposta e pode sofrer algum tipo de machucado. Os edemas que surgem nas patas podem ter diversas origens, como: reações alérgicas, picadas de insetos, torções e inflamações.

Embora seja algo comum, é preciso sempre ficar atento quando os edemas aparecerem. Alguns podem resultar em febres e outros danos.

Resultado de imagem para pata de cachorro inchada

Inchaço na pata do cão

Observe sintomas sérios

Caso você note que seu cachorro está mais triste, desanimado, sem comer, com a pata inchada por mais de 48 horas e não consegue apoiar uma das patas no chão, leve-o ao veterinário, pois ele pode estar com o membro lesionado e precisará de cuidados médicos. Fique atento também caso o animal apresente febre.

Ver a imagem de origem

Coloque uma compressa gelada

Se o animal não apresenta nenhum dos sintomas descritos acima e possui apenas a pata inchada, isso pode significar que ele torceu, contundiu ou estirou a pata. Nesse caso, faça uma compressa gelada no local onde há o edema. Isso fará com que o organismo do cão pare de liberar substâncias químicas que provocam edema e inflamação, além de aliviar as dores.

Você pode molhar uma toalhinha com água gelada e colocar sobre o machucado, depois, ponha por cima dela uma compressa gelada ou uma bolsa de gelo. Deixe a compressa por aproximadamente 20 minutos. Repita o procedimento várias vezes ao dia.

Se o edema for causado por um abscesso

Os edemas que são resultado de um abscesso, costumam ser quentes e ocasionar febre no animal. Substitua uma compressa gelada por uma quente, isso irá atrair a circulação sanguínea para a região, acelerando a cura e ajudando a apontar o “olho” da infecção.

Molhe um pano limpo com água quente (temperatura suportável) e torça-o. Aplique sobre o edema duas a cinco vezes, alternando cinco minutos de aplicação com cinco minutos de descanso, até que o pano fique frio. Não coloque compressas quentes nas axilas nem na região de virilha.

Para reações alérgicas

Alguns edemas podem ser resultados de algum tipo de reação alérgica à picada de inseto ou uma sensibilidade alimentar. Você pode dar ao seu animal um anti-histamínico à base de difenidramina para ajudar a combater a inflamação e o edema. Mas caso você não tenha certeza se essa é a causa do inchaço da pata do seu animal, leve-o ao veterinário.

pata de cachorro

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *