Mais Mulheres na Política: campanha incentiva participação feminina nas Eleições 2020

Ver a imagem de origem

Uma ação de incentivo à participação feminina nos espaços de poder e decisão será lançada, na sexta-feira (28), pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A campanha “Mais Mulheres na Política” tem como objetivo garantir que seja eleita ao menos uma vereadora em cada um dos 5,7 mil municípios brasileiros nas Eleições 2020.

A iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) abrange ações que envolvem a disseminação de informações sobre o processo eleitoral. Também vai auxiliar as denúncias de casos de violência política.

Serão disponibilizados vídeos, cartilhas, lives com especialistas e aulas virtuais — 90 dias de maratonas online — com conteúdo prático para as candidatas. Além disso, será assinado um pacto com os partidos políticos, que estabelecerá diversos compromissos para que a participação feminina seja incentivada.

Para a ministra Damares Alves, a campanha é necessária para garantir a plena representação da população brasileira na política de forma consciente. “Os dados nos mostram o quanto as mulheres ainda estão afastadas dos processos decisórios no país. A campanha irá dar as ferramentas necessárias para que as mulheres participem mais e conquistem mais”, disse.

“O projeto Mais Mulheres na Política é uma resposta ao cenário de pouca representação das mulheres na política. Por meio desta iniciativa, desejamos fomentar candidaturas femininas e oferecer ferramentas para que as candidatas possam ter mais êxito”, afirmou a titular da SNPM, secretária Cristiane Britto.

Em 2016, aproximadamente 1,3 mil municípios não elegeram uma única vereadora, a despeito das mulheres representarem 52,5% dos eleitores. No mesmo ano, menos de 8 mil mulheres foram eleitas para mandatos nas Câmaras Municipais.

No Poder Executivo, somente 636 mulheres foram eleitas para governar – o que representa apenas 11,6% das prefeituras do país – em municípios com menor densidade populacional e menor renda per capita. Os dados são do Cadastro Eleitoral.

“Não podemos repetir os números de 2016, que deixou 1.290 municípios sem nenhuma vereadora eleita. Nesse sentido, convocamos toda a sociedade para participar do Projeto Mais Mulheres na Política”, destacou a secretária.

Mais Mulheres no Poder

O “Mais Mulheres na Política” é uma das vertentes do projeto “Mais Mulheres no Poder”, instituído por meio de portaria do MMFDH. Trata-se de uma estratégia de conscientização sobre a participação política das mulheres em cargos eletivos, de poder e de decisão, com o pleno exercício da democracia representativa e participativa.

Além de promover e fortalecer o conceito de cidadania participativa, por meio do debate sobre o papel da mulher nos espaços políticos e de liderança, tem o objetivo de incentivar a promoção de políticas públicas de combate a todas as formas de violência política e social contra a mulher.

Nesse sentido, serão desenvolvidos diferentes tipos de ações como forma de mobilizar toda a sociedade para um trabalho conjunto de projeção do público feminino nos espaços em que há predominância masculina.

Conheçam também a cartilha Mais mulheres na politica : https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/agosto/cartilha-mais-mulheres-na-politica-orienta-candidatas-para-as-eleicoes-2020/CartilhaMulheresnaPoltica180920.pdf

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *