Não é preciso ganhar muito para poupar dinheiro, mas é preciso disciplina, organização e muita vontade! (Aliás, sem vontade a gente não consegue fazer quase nada, não é mesmo?)

Sabemos que não é fácil poupar, ainda mais quando se ganha pouco. Por esse motivo, elencamos algumas dicas desse post do Blog da Rico, para ajudar você a adotar o hábito de poupar de uma vez por todas! Confira as dicas abaixo!

1 – Crie um planejamento financeiro com prioridades, metas e prazos

É necessário definir aquilo que é realmente importante para você e sua família, para que essas coisas sejam pagas ou compradas primeiro.

Por exemplo, alimentação, contas de energia, água, gás, investimentos em educação, são exemplos de coisas prioritárias. Comprar ou trocar um carro, fazer uma viagem de lazer, comprar eletroeletrônicos, incluindo um celular da moda, são coisas que podem ser feitas depois.

Por isso é importante definir e listar tudo aquilo que é necessário, e separar essas coisas daquelas que são apenas desejos. E ainda que queira comprar algo para satisfazer sua vontade, isso precisa ser feito no tempo certo, com planejamento, e sem atrapalhar os compromissos mensais.

2 – Converse sobre dinheiro com sua família

Quando estamos aprendendo a economizar dinheiro, devemos levar esse aprendizado para todos os membros da família. Não adianta nada um esforço individual, enquanto os outros estão gastando de forma desordenada.

É importante manter um diálogo franco e aberto sobre o dinheiro, para que todos os membros da família compreendam o seu papel na busca do equilíbrio financeiro do lar.

3 – Comprar à vista é sempre mais econômico

Além de ser mais econômico, é também um excelente exercício para se gastar menos do que se ganha. Primeiro você precisa juntar o dinheiro, e só depois, comprar o que precisa ou deseja.

Aproveite também para negociar, pois quem tem dinheiro para pagar à vista, tem mais poder durante a negociação. E caso o vendedor não aceite dar desconto, não avance com a compra. Há outros vendedores dispostos a te vender por menos. Seja paciente e economize comprando à vista e com desconto!

4 – Tenha sempre uma reserva, principalmente se sua renda for variável

Imprevistos acontecem. Então, quando você estiver poupando, primeiro faça um fundo de reserva, de pelo menos 6x o valor da sua renda mensal média. Coloque então esse dinheiro num investimento seguro, rentável e que seja fácil de sacar, como é o caso do Tesouro Direto.

Assim, no caso da perda de um emprego ou de experimentar momentos difíceis no seu negócio, você terá condições de manter suas despesas fixas sem maiores preocupações.

 5 – Fique atento aos descontos e oportunidades sazonais

Depois de datas que representam maiores vendas para o comércio em geral, como Natal, dia das mães, pais e crianças, é comum vermos produtos em desconto. Essas podem ser verdadeiras oportunidades de comprar algo por um preço acessível.

Fique atento para saber se os descontos são reais. Para isso, tenha paciência, e pesquise o preço do produto desejado algumas semanas antes dessas datas comemorativas, depois veja o preço durante o período de consumo, e então veja o preço com desconto após o período de consumo. Assim terá certeza se o desconto é real ou apenas “simbólico”.

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *