Confira opções de plantas para todos os tipos de ambiente e disponibilidade de luz natural

Por Texto: Lorena Tabosa | Fotos: Carlos Cubi | Produção: Florise Oliveira (CLAUDIA)

A oferta de luz natural é o primeiro critério para escolher quais plantas ter em casa. Depois, fique de olho na necessidade de rega. Com essa dupla bem acertada, você nunca mais vai ter vasos tristes e secos.

Sol direto

 (Carlos Cubi/CLAUDIA)

1- Azaleia

Dá flores em abundância. Escolha entre diversas cores, como branco, rosa, vermelho e até mescladas. Rega: uma ou duas vezes por semana.

2- Alecrim

Para usar fresquinho na cozinha. Pode chegar a 1 metro de altura se cultivado em vaso grande o suficiente para a raiz crescer. Precisa de, pelo menos, cinco horas diárias de sol. Rega: duas ou três vezes por semana.

3- Cacto

Você viaja muito ou esquece de regar os vasos com frequência? Esta é a sua planta. Afinal, o ideal é que o solo fique quase seco. Rega: uma vez por mês, não importa se é verão ou inverno.

4- Laranjeira kinkan

Assim como a jabuticabeira, é uma árvore frutífera que pode ser cultivada em vaso – talvez você precise trocar para tamanhos maiores conforme for crescendo. Gosta de sol pleno, mas suporta também meia-sombra. Rega: três vezes por semana.

5- Avelós

Arbusto ideal para varandas e jardins. Entretanto, atenção: como a seiva desta planta é tóxica, não é recomendada para moradias com crianças ou animais de estimação. Rega: uma vez por semana.

6- Manjericão

Dependendo da espécie, mudam o tamanho e a delicadeza das folhas. Exige pelo menos quatro horas de sol por dia e alcança até 60 centímetros de altura. Rega: diariamente, pois o solo deve estar sempre úmido.

Meia-sombra

 (Carlos Cubi/CLAUDIA)

 

1- Ficus lyrata

Esta árvore, nativa da África, pode chegar a mais de 12 metros de altura na natureza. Contudo, adapta-se bem a vasos. Atualmente, é a queridinha de decoradores de interiores pela folhagem densa e cor intensa. Rega: duas vezes por mês.

2- Jiboia

Esta folhagem cresce melhor à meia- -sombra, embora também suporte sol direto. A planta é tóxica e deve ser mantida longe de crianças e animais de estimação. Rega: três vezes por semana.

3- Samambaia-americana

O vento é inimigo, pois desidrata a planta e faz as folhas caírem. Rega: duas ou três vezes por semana. Antes de molhar, verifique como está o solo. O ideal é úmido, mas não encharcado.

4- Orquídea Vanda

Como tem raízes aéreas, que ficam fora da terra, basta borrifá-las para manter a umidade. Rega: uma vez por dia.

5- Lança-de-são-jorge

Extremamente resistente, vai bem até em ambientes com ar- -condicionado. Uma vez por ano, dá flores, que aparecem em raminhos mais finos. Rega: duas vezes por mês.

6- Pacová

Nativa dos trópicos, gosta de lugares com temperaturas mais altas, longe da saída de ar-condicionado. Rega: uma vez por semana. O solo não pode ficar muito úmido.

Sombra

 (Carlos Cubi/CLAUDIA)

1- Maranta

Apresenta folhagem de várias cores, misturando tons de verde, branco, vermelho e rosa. Rega: três ou quatro vezes por semana. Aumente as regas se o clima estiver seco.

2- Xanadu

Da família dos filodendros, destaca–se em ambientes internos pelo aspecto tropical. Aprecia calor e umidade, mas também tolera frio moderado. Rega: uma vez por semana.

3- Peperômia-filodendro

De folhagem pendente e delicada, não gosta de baixas temperaturas. Rega: a cada dois dias, pois necessita de solo fértil e bem irrigado.

4- Zamioculca

Todas as partes são venenosas se ingeridas. Portanto, deve ficar fora do alcance de crianças e animais de estimação. Pode causar irritações na pele também. Então, recomenda-se usar luvas para manuseá-la. Rega: uma vez por semana.

5- Antúrio

Gosta de lugares úmidos, como o banheiro, e alegra qualquer espaço com suas cores. Rega: três ou quatro vezes por semana.

6- Bambu-da-sorte

Segundo o Feng Shui, é uma planta que traz boas energias – daí o nome. Como adora umidade, é ótima para decorar ambientes como o banheiro. Rega: duas vezes por semana.

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *