Todas nós cometemos erros e claro, com nossas amizades não seria diferente. Mas, se você está começando a sentir que sua “melhor amiga” não é mais a melhor coisa para você, é provável que você tenha uma amizade tóxica.
Você pode dizer que uma amiga(o) é tóxica(o) quando causa estresse, tristeza ou ansiedade e não ajuda você a ser quem você quer ser. E se tudo isso não bastasse, uma amizade tóxica também pode drená-lo e fazer você duvidar de si mesma. Não se estresse – esses sinais lhe dirão se você está lidando com um amigo tóxico:

– Você está dando mais do que está recebendo.
Se seu amigo sempre parece precisar de sua ajuda, mas não pode retribuir, mesmo com o menor dos favores, é provável que seja uma amizade tóxica.

– Você tem medo de verificar seu telefone.

A tecnologia tornou muito fácil acompanhar seus amigos – para melhor ou, pior. Você saberá que é a segunda opção quando a pessoa ligar ou enviar uma mensagem para você e você sentir um medo na boca do estômago, em vez de felicidade.

 Você não gosta de passar tempo com eles.

Se você comemorou na última vez que eles cancelaram seus planos, provavelmente é porque você está cansado de colocar mais esforço do que aquela amizade vale. Parece mais desgastante; parece uma tarefa.

– Você compete com eles.

Não há nada de errado com uma pequena competição saudável entre amigos – ênfase no pouco. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver no mesmo campo ou tiver filhos ao mesmo tempo, mas no final do dia, você ainda deve ter bons sentimentos em relação ao seu amigo e querer o melhor para eles no geral.

– Você se sente acostumado.

Um sinal de um amigo tóxico, diz Lombardo, é “manipular ou fazer você fazer coisas que não quer fazer”. Muitas vezes, um amigo pode manipular você para fazer um acordo que pareça justo, mas realmente não é. Um amigo tóxico está “sempre insistindo em dividir o cheque … quando gasta muito mais” quando compra comida e bebida, por exemplo. Você sabe que não é justo, mas você concorda para preservar o relacionamento.

Tenho um amigo(a) tóxico(a) E agora?

Se você não tem certeza se deve terminar a amizade, o primeiro passo seria conversar com outras pessoas para obter uma “verificação da realidade” no relacionamento. A opinião de alguém de fora pode chamar sua atenção para as bandeiras vermelhas que você não notou ou empurrou para debaixo do tapete.

Você também pode tentar estabelecer limites com essa pessoa e observar se estão de fato cumprindo o que foi estabelecido. O importante é que as partes envolvidas sejam tratadas com respeito, ou então não existe amizade mais, não é mesmo?!

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *