Dando prosseguimento a nossa reflexão sobre as competências da liderança frente a sua equipe, vamos abordar, neste artigo, sobre a comunicação efetiva, que pode ser considerada uma das competências mais importantes no exercício da liderança.

A comunicação é basicamente necessária em dois momentos:

Ao falar – para delegar tarefas, passar orientações, transmitir informações, compartilhar conhecimentos, elaborar projetos e, especialmente para fornecer feedbacks. É importante, ao se comunicar com a equipe, ter clareza, simplicidade e objetividade, pois é da forma com que se comunica que o desempenho, a produtividade e o relacionamento da equipe serão positivos e ou não. Antes de falar, você deve se assegurar de que realmente acredita naquilo que fala. Será que sempre que falamos, podemos afirmar que fomos entendidos?

Ao escutar – a arte de ouvir as pessoas está cada vez mais rara. O que está por detrás das palavras ou até mesmo no silêncio? Temos no mercado diversas ofertas de cursos para ensinar as pessoas a falar com eficiência, porém quase nada para incentivar o necessário exercício da escuta. Como diz Rubem Alves, “vemos anunciados cursos de oratória…mas nunca vimos anunciado um curso de esculatória”.  O escutar garante a interação, o respeito e a atenção para com o outro, pois ele pode trazer um olhar ou uma solução que você não tinha pensado antes ou não conseguia enxergar.  É recomendável ter sensibilidade para perceber e aprender com o que o outro fala.

Se você deseja falar bem e quer que as pessoas confiem e acreditem naquilo que vocês está falando, é preciso acreditar em si mesmo, falar lenta e cuidadosamente e ter fortes convicções a respeito daquilo que diz. Procure olhar para os olhos da pessoa enquanto fala com ela.

Saber escutar é uma atitude difícil, já que exige o domínio de si mesmo e implica atenção, compreensão e esforço para captar a mensagem do outro. O ato de escutar é uma habilidade que exige abertura, transparência e vontade de compreender.

O perfeito equilíbrio entre saber escutar e saber falar produz o diálogo, as idéias, as partilhas, as soluções.

Bora lá, praticar a comunicação efetiva!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Edna Custódio | Comportamento

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *