Para ficar mais nutricionalmente vantajoso, o hambúrguer não precisa ser necessariamente de vegetais. Conheça a receita saudável

Quando a gente pensa em hambúrguer para preparar em casa, mas sem enfiar o pé na jaca, muitas receitas levam exclusivamente vegetais, como lentilha, feijão, verduras e cogumelos. Mas, para quem não dispensa a carne vermelha, também dá para chegar a um lanche em versão equilibrada.

A primeira dica: quanto mais magra a carne, melhor. Por isso, patinho, coxão mole e maminha são excelentes opções. Se quiser, também dá para substituir a carne por peito de frango moído. É só usar azeite para deixá-lo suculento. Assar o hambúrguer no forno é outra opção bacana.

Na hora de montar o sanduíche, prefira pães com maior teor de farinha integral, grãos ou farelo. Isso significa que fornecem fibras. E, claro, não se esqueça dos vegetais para acompanhar – tomate e alface são os mais clássicos.

A receita abaixo foi sugerida pela nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora do canal GNT. Vamos testar?

Ingredientes

1 cenoura
1 cebola
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de molho de soja light
1 fatia de pão de fôrma integral
500 gramas de carne moída
2 colheres (sopa) de cebolinha
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Bata a cenoura, a cebola e a salsinha no processador, cada uma separadamente. Numa panela, refogue a cebola e a cenoura. Tempere com o molho de soja. Em uma vasilha, esfarele o pão e junte a carne. Acrescente a cenoura refogada, a cebolinha, o sal e a pimenta. Misture bem os ingredientes até formar uma massa. Modele os hambúrgueres e deixe-os dourar dos dois lados em uma frigideira quente.

Por Manuela Biz e Thaís Manarini

 

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *