Seu dinheiro acaba antes do fim do mês? Você só anda pagando o mínimo da fatura do cartão? Investimento parece algo de outro mundo? Seus problemas acabaram. Denise Damiani, autora de Ganhar, Gastar, Investir — O Livro do Dinheiro para Mulheres (Sextante), ensina como virar o jogo. Dessa vez, ela explica um pouco mais sobre a aposentadoria — algo que a gente não costuma pensar com muita frequência.

POR QUE DEVO COMEÇAR AGORA A ME PREOCUPAR COM APOSENTADORIA?

De qual time você faz parte? Do que nem pensa em se aposentar ou do que se imagina aos 60 anos sentada na sombra com o dinheiro que contribuiu curtindo a vida boa. Nos dois casos, precisa rever seus conceitos, e quanto antes melhor. O governo planeja votar a Reforma da Previdência — e, caso ela seja aprovada, você terá de trabalhar muito mais. Se contribuir por 35 anos para ter renda de 3 500 reais por mês, por exemplo, valor considerado alto entre a média brasileira, precisa pensar se isso seria o suficiente para aluguel, compras, plano de saúde, emergências e tudo mais. Por alguns anos pode até ser que sim, mas, com a expectativa de vida cada vez maior, não.

ENTÃO O QUE FAZER?

Você tem de seguir o “GGI”, do qual falo no meu livro: ganhar, gastar e investir a diferença. Se começar a poupar agora, vai ter grana guardada. Quando tiver o equivalente a 20 anos dos seus gastos, então pode pensar em se aposentar. Para acertar na conta, precisa saber quanto custa viver por ano (pode começar a anotar!) e aí calcular. Exemplo: se gasta 50 mil reais por ano e quer viver 20 anos com esse dinheiro (dos 60 aos 80, por exemplo), precisará juntar 1 milhão de reais. Parece muito? E é! Mas, se você começa a poupar aos 20 anos, mil reais por mês bem investidos cobrem isso. Se for aos 30, 1 600 reais ao mês, e, aos 35, 2 mil reais ao mês. Se esses valores forem altos para você, guarde menos durante uns dez anos e mais depois.

 

ONDE INVESTIR O DINHEIRO?

Previdência Privada A vantagem é ser uma poupança forçada, mas normalmente a rentabilidade não é atrativa, a não ser as de empresas. Tesouro Direto Boa aplicação, rende de 3 a 5% reais ao ano. Nem pense em guardar na poupança, pois o rendimento é baixo.

 

ONDE FICAM OS SONHOS?

Claro que, além da aposentadoria, você tem sonhos que vão significar gastos, como ter uma casa própria ou tirar um ano sabático. A chave aqui é pensar no prazo. Guarde primeiro para seu sonho, realize-o e depois continue guardando. Exemplo: você tem 20 anos e pretende se aposentar com 70. Consegue guardar 20 mil por ano e quer comprar uma casa de 300 mil. Aos 32 anos, terá dinheiro para a casa e para ter uma velhice tranquila. Acredite, é possível!

Você Pode Gostar

Faça um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *