A ansiedade é um estado de tensão que nos impele, motiva, anima, provoca reações. Portanto,é primordialmente saudável. Sem ela, teríamos uma mente engessada, encarcerada pela mesmice vítima do tédio. Não teríamos a curiosidade, o prazer de explorar, de correr riscos, de construir novas relações”

                                                                                                                                                             (Augusto Cury)

Mas quando ela, então, passa a ser um problema para nós? Por que muitas vezes elas nos atrapalha, ao invés de nos levar adiante?

Segundo estudos, isso acontece quando a ansiedade vem constantemente e de forma intensa, abrindo portas repetidamente para sensações de angústia, irritabilidade, apreensão, preocupações exageradas, fobias, mau humor e intolerância à frustrações.

Portanto, tudo que exige demais da nossa mente, como : excesso de trabalho (principalmente o intelectual); exagero no uso da televisão, internet e celulares; cobrança excessiva, não apenas sobre as ocasiões diárias, mas também sobre nós mesmos, principalmente relacionada à estética; falta de uma noite de sono e descanso adequados; uma não alimentação saudável aliada ao sedentarismo, e a não administração dos seus pensamentos e emoções, nos levará ao transtorno da ansiedade e à falta de controle sobre nós mesmos. Com isso, nosso corpo abre portas para sintomas e doenças físicas como as dores de cabeças, dores musculares, taquicardia, insônia, hipertensão, diabetes e até mesmo o desenvolvimento da síndrome metabólica.

Por isso, é de suma importância nos tornarmos gestores do nosso eu e vigiarmos nossa mente, para que não se torne uma mente hiperpensante; e que modifiquemos nossos hábitos de vida, nos tornando mais saudáveis, tendo uma alimentação equilibrada e praticando exercícios físicos regularmente.

Cuidemo-nos, para assim bem vivermos!!

Helena de Toledo Alves | Fisioterapeuta

Crefito 222643-F