Além disso, o número de críticos masculinos é o dobro do sexo feminino.

Não é de hoje que vemos o machismo presente na indústria do cinema, e um estudo recente feito por Martha Lauzen, do Centro para o Estudo da Mulher na Televisão e no Cinema da Universidade de São Diego, demonstrou o impacto disso em filmes estrelados e dirigidos por mulheres.

Todos os anos, o Centro publica relatórios sobre a representação feminina na frente e atrás as câmeras. Segundo o desse ano, 68% dos críticos de cinema são homens, contra apenas 32% de mulheres. As críticas masculinas ainda dominaram os gêneros de ação, horror e comédia

Além disso, o estudo mostrou que as críticas femininas tendem a dar maior avaliação aos filmes com mulheres em papéis de liderança do que os críticos masculinos: elas deram uma média classificação de 74% para filmes estrelados por mulheres, enquanto homens deram a esses filmes uma classificação média de 62%.

Os números são bem diferentes quando são homens que ocupam papéis principais: as críticas mulheres deram a esses filmes uma classificação média de 73%, e os homens, em média, 70%. Uma desigualdade bem menor em comparação aos filmes estrelados e dirigidos por mulheres.

A forma da água

“A Forma da Água” vence o Oscar 2018 como melhor filme.

Embora alguns números do relatório sejam promissores, como o crescente número de mulheres em posições de liderança, há muito progresso a ser feito.